22 novembro 2010

Uma luz na escuridão

De acordo com o G1, o governo norte-americano autorizou mais uma (a segunda) pesquisa com células-tronco embrionárias em humanos. O objetivo agora é a cura da Distrofia Macular Statgardt, uma doença rara que leva à cegueira. Ela leva embora a visão durante os primeiros 20 anos de vida, danificando a retina, a parte que fica no fundo do globo ocular e onde se forma a imagem ou visão que é traduzida pelo cérebro.

Os pesquisadores usaram a capacidade de transformação das células-tronco embrionárias, que podem ser programadas para se reproduzir e dar origem a quase todas as células do corpo. Eles conseguiram recriar e substituir as células danificadas da retina, injetando células-tronco na região afetada e devolvendo a visão perdida. Os ratos com a doença utilizados nas experiências tiveram melhora em 100% dos casos, sem efeitos colaterais.

O problema de perda da visão por degeneração da retina afeta 30 milhões de pessoas só na Europa e nos Estados Unidos, por isso o governo americano autorizou o próximo passo da pesquisa, quando 12 pacientes de várias partes do país serão selecionados para receber o tratamento.

Esta é a segunda vez que o governo americano autoriza a participação de pessoas em experimentos com células-tronco retiradas de embriões humanos.

A primeira foi em outubro. Um grupo de médicos de um hospital de Atlanta está tentando religar conexões rompidas da medula espinhal de um paciente. Desta vez, a pesquisa é de uma empresa privada, a Advanced Cell Technology, que planeja ganhar US$ 30 bilhões por ano quando, o que hoje é só pesquisa, virar tratamento regular nos hospitais de todo o mundo.

O uso de células-tronco embrionárias para pesquisas divide opiniões no mundo inteiro. Os que são contrários argumentam que elas são tiradas do embrião humano, que depois será descartado.




Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Olá Carlitos!!!
    nossa q boa noticia
    é um avanã digamos né
    acho q isso trata a luz pra muitas pessoas

    beijaço meu rico

    ResponderExcluir
  2. Minha querida Juci:

    Todo avanço tecnológico na área científica acende uma luz no coração de milhares de pessoas enfermas pelo mundo afora: é a esperança de cura!

    Vamos torcer para que as pesquisas se tornem realidade!

    Um beijão...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!