21 novembro 2010

Vida e morte on-line

Em São Paulo - SP e em Vitória - ES, duas maternidades oferecem às famílias a chance de acompanhar, via internet, o momento da chegada ao mundo dos bebês. No Hospital São Luiz, em São Paulo, todas as dez salas de parto e as duas reservadas para o parto natural, são equipadas com uma câmera destinada a captar as imagens do nascimento. Desde a criação, em abril desse ano, 70% dos 725 das mães que fazem partos mensalmente usam o serviço, que é gratuito. As imagens são exibidas no instante seguinte ao nascimento.

- É super emocionante ver a vibração das pessoas. É um privilégio normalmente de quem na sala de parto, mas se torna realidade para quem está aqui, do outro lado da cidade e do mundo. Já fiz muitos partos, mas é de emocionar - diz a coordenadora médica da Unidade São Luiz, a obstetra Márcia Maria da Costa, que lembra:

- No dia do lançamento, tinham duas bisavós assistindo o parto do bisneto logo após o nascimento. E também uma tia, acompanhando o nascimento da sobrinha da Espanha.

Já em Governador Valadares - MG, a Funerária Gonzaga, a mais tradicional da cidade, criou um serviço para que os 40 mil valadarenses espalhados pelo mundo possam acompanhar as honras fúnebres que celebram a última jornada de entes queridos que estão distantes.

Na cidade, que é conhecida como uma das maiores exportadoras de imigrantes para os Estados Unidos, a chance da derradeira despedida se dá pela tela do computador.

- Sabemos que existem no Brasil algumas capelas de velório com câmeras, mas somos pioneiros porque oferecemos um serviço itinerante. Se a família deseja, transmitimos com áudio e som a missa, o cortejo pelas ruas de Valadares e até o sepultamento ao vivo - conta o gestor da funerária, Eres Gonzaga, de 52 anos, 28 deles dedicados ao ofício.


Fonte: O Globo

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. Que Post Fantástico!
    Amigo Carlos Roberto:
    Hiper interessante o seu Post, confesso que ainda não sabia sobre os relevantes serviços oferecidos. Já pensou basta conectar e um familiar ou amigo acompanha ao vivo, passagem de uma vida para a vida ou para outra vida. Fantástico.
    Parabéns por mais um magnífico Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Lison!

    Senti sua falta aqui no diHITT!

    Sobre a postagem, também achei sensacionais os novos serviços que a internet nos proporciona.

    Vou torcer pra ainda assistir o nascimento de muitos bebês e nunca ter que usar os serviços da Funerária Gonzaga, rsrsrs...

    Um abração...

    ResponderExcluir
  3. É Amigo Carlos, graças a informatizarão e tecnologia, hoje tem até consultas médicas OnLine,
    médicos conseguem diagnosticar doenças,
    até casos de pessoas impossibilitadas de irem á igreja assistir cultos ou missas em casa via net,
    é a nossa bendita internet encurtando a distância para o nosso bem-estar,
    parabéns pela boa informação,
    desejo que tu e sua familia tenham uma semana abençoada,
    abçs do amigo,

    MARIVAN

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, Marivan!

    É o avanço tecnológico sendo usado em benefício do ser humano. Isso é ótimo.

    Boa semana também pra você e todos os seus!

    Um abração...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!