26 abril 2011

Sua conexão Facebook é segura?

Desde o início do ano, o Facebook oferece conexão segura a seus mais de 600 milhões de usuários. Mas não avisou a ninguém! Se a sua conta ainda começa com “http” ao invés de “https”, sua conexão não é segura, o que todo mundo vem reclamando há muito tempo. Há alguns meses, um programador desenvolveu para o navegador Firefox um plugin chamado Firesheep, que permitia que qualquer pessoa roubasse senhas de acesso de usuários do Facebook através de um simples Ciber Café ou outra rede Wi-Fi pública.

O protocolo “https” (Hyper Text Transfer Protocol Secure) combina o “http”, protocolo padrão da web, com o protocolo de segurança “ssl” (Secure Sockets Layer), encriptando toda a comunicação entre nossos computadores e os servidores do Facebook. Atualmente, todos os sites de banco e os sites de comércio eletrônico considerados “confiáveis” utilizam esse recurso. Quando navegamos em páginas desse tipo, além da sigla “https” aparecer antes do endereço do site, um cadeado é exibido na barra de status do programa navegador.

Segundo um funcionário, quando a novidade foi disponibilizada, nem todos os recursos da rede social eram compatíveis, e o acesso também ficava mais lento com o uso do novo protocolo, o que parece ter sido superado.

Para habilitar o protocolo seguro, clique em “conta”, no canto superior direito da tela do Facebook, depois em “configurações da conta” e a seguir em “segurança da conta”. Marque “navegação segura https” e mande “salvar”. A mudança é automática. Pronto! Você já pode navegar com segurança pelo Facebook!



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin