27 agosto 2011

Ayrton e Bruno Senna: a história se repete

Ayrton Senna foi o nosso último tri-campeão mundial de velocidade (1988, 1990 e 1991), e vice-campeão no polêmico campeonato de 1989 e em 1993. Morreu em 1994, quando bateu o carro no Autódromo Enzo e Dino Ferrari - Ímola - Itália, durante o Grande Prêmio de San Marino. Por seu grande desempenho nas categorias anteriores ele chegou à Fórmula 1 no Grande Prêmio do Brasil de 1984, correndo pela equipe Toleman-Hart. Seus resultados na categoria logo na primeira temporada levaram a pequena equipe inglesa a obter resultados jamais alcançados.

Senna esperava que a corrida de San Marino, a terceira do calendário de 1994, representasse o início da temporada, já que não conseguira terminar as duas primeiras. Apesar de conquistar a pole-position, o pilo brasileiro mostrava-se extremamente preocupado com dois graves acidentes ocorridos no fim de semana, envolvendo os pilotos Rubens Barrichello e Roland Ratzenberger.

O primeiro aconteceu na sexta-feira, durante a sessão de classificação da tarde. Depois de perder o controle de sua Jordan, Rubens Barrichello passou por cima de uma zebra e voou para fora da pista, chocando-se violentamente contra uma barreira de pneus. Com muita sorte, sofreu apenas pequenas escoriações e quebrou o nariz, o que o afastou do grid de largada no domingo. Impedido de entrar no hospital pelos médicos, Senna pulou o muro, e na visita ao amigo, ficou convencido de que as normas de segurança não eram suficientes e precisavam ser revisadas.

O segundo acidente ocorreu no dia seguinte, sábado, durante os treinos livres. Roland Ratzenberger, que corria pela Simtek, bateu violentamente na curva Villeneuve e perdeu o controle de seu bólido. Levado ao Hospital Maggiore de Bolonha, ele faleceu minutos depois. Essa foi a primeira morte de um piloto na pista em 10 anos. Senna convenceu os oficiais de pista a levá-lo ao local do acidente. Ele queria ver pessoalmente os detalhes do acontecido. Essa ousadia lhe custou mais uma advertência e algum desgaste na sua atribulada relação com a FIA.

Em sua primeira corrida na Lotus, em 1985, quando tinha como parceiro o italiano Elio de Angelis, Senna largou em quarto lugar na abertura da temporada no Brasil, no circuito de Jacarepaguá - RJ, mas abandonou a prova devido a problemas elétricos.

Na segunda corrida do ano, o GP de Portugal, disputado no autódromo de Estoril no dia 21 de abril, Senna conseguiu sua primeira vitória na Fórmula 1, largando na pole- position debaixo de muita chuva. Prost, que largou na segunda posição, abandonou a prova depois de bater no muro. A segunda vitória, também sob chuva, veio no GP da Bélgica, no circuito de Spa-Francorchamps, exatamente onde vai acontecer a corrida que marca a volta de Bruno Senna à Fórmula 1, justamente no cock-pit de uma Lotus preta e dourada.

Ayrton Senna - GP de Portugal - 1985

Bruno Senna - Spa Francorchamps - 2011

Sobre ele, Bruno Senna, ao menos por enquanto, pouco há que falar, apenas que ele nos traz a lembrança de um dos maiores ídolos de nossa história esportiva. Espero que suas atuações nas pistas possam lembrar o grande Ayrton Senna. As imagens acima acima fazem isso com perfeição, você não acha?



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

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