02 novembro 2011

Os robôs e a atividade humana

Você certamente já jogou ou assistiu uma partida de ping-pong, não é verdade? E um robô batendo com precisão naquela minúscula bolinha, você já viu? Robôs lavando louça, dobrando roupas e tocando violino, você acha possível? Não responda sem antes ler toda a postagem.

Uma dupla de robôs chineses, projetados pela Universidade de Zhejiang, capazes de identificar a velocidade, direção e posição da bolinha, desafiam os mais habilidosos jogadores de ping–pong do país com suas jogadas precisas.

Kong e Wu, como são chamados os robôs-atletas, possuem uma câmera que detecta a ação da bolinha. O tempo de reação à jogada varia entre 0,05 e 0,1 segundos. Enquanto a mão direita segura a raquete, a esquerda, que tem apenas três dedos, segura a bolinha com destreza.

Quatro anos foi o tempo necessário ao desenvolvimento das máquinas, que os pesquisadores explicam, não foram projetadas especificamente para jogar tênis de mesa, o que foi decidido como teste para utilizar o software de processamento de imagens e destreza dos robôs.

Mas isso não é só. Você lembra da Rosie, dos Jetsons, desenho futurista de enorme sucesso na televisão brasileira de alguns anos atrás? Pois cientistas japoneses da Universidade de Tóquio estão ensinando robôs humanóides a agir como ela. De acordo com a revista Science, os pesquisadores do laboratório Jouhou System Kougaku estão usando sensores para detectar movimentos humanos e simulações em videogame para ensinar ao HRP-2, o robô das fotos abaixo a lavar louças e executar outras tarefas domésticas.




As simulações ajudam o equipamento a reconhecer e lidar com diferentes tipos de louça. Para a tarefa, também foram feitas luvas especiais à prova d’água. Os pesquisadores trabalham agora em sensores 3D para ajudar às máquinas a “ver” os arredores, fazendo com que elas possam se mover melhor livremente.

E um robô que dobra as roupas, você já imaginou? De acordo com a Science, pesquisadores da Universidade de Berkeley, em parceria com a empresa Willow Garage, que desenvolve hardwares e softwares para aplicações robóticas, criaram o PR2, o robô doméstico.

Por enquanto, ele só é capaz de dobrar toalhas e outros objetos com forma de retângulo, mas o PR2 é totalmente familiarizado com os itens que ele tem que dobrar. Basta atirar uma pilha de toalhas de vários tamanhos sobre a mesa, que o robô vai pegar cada uma, examiná-la e descobrir como ela deve ser dobrada.

Mas a habilidade dos robôs não está limitada às atividades domésticas ou de lazer. Tem até robô tocando violino. Assista aos vídeos abaixo e confira tudo!










Fonte: Revista Galileu



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin