10 novembro 2011

Vídeo mostra americano surfando onda de 27 metros de altura

O americano Garrett McNamara acaba de entrar para a história do surfe mundial ao "pegar" uma onda de 27 metros de altura, a maior já registrada. O novo recorde mundial foi batido na cidade de Nazaré - Portugal, durante o evento ZON North Canyon Show 2011. As ondas gigantes surgem nas regiões próximas da praia portuguesa em função do fenômeno chamado pelos locais de “Canhão de Nazaré”. O recorde anterior era do também americano Mike Parsons, que "viajou" numa onda de 23 metros.

O "Canhão de Nazaré", que está situado na costa da Nazaré - Portugal, é o maior desfiladeiro submarino da Europa, com aproximados 200 quilometros de extensão e cerca de 5.000 metros de profundidade. O local, por sua rica vida marinha, vem sendo alvo de vários estudos por parte da Marinha portuguesa e de várias outras instituições nacionais e estrangeiras, tudo com o objetivo de expandir a Zona Econômica Exclusiva Portuguesa - ZEE. Recentemente, por exemplo, pesquisadores encontraram naquela área um tubarão a cerca de 3.600 metros de profundidade, além de diversas colonias de corais.

O "Canhão de Nazaré" também funciona como um polarizador de ondulações. As ondas conseguem viajar em uma velocidade muito maior pela falha geológica, chegando na costa praticamente sem dissipação de energia. Talvez por isso, a Praia do Norte, na cidade de Nazaré, tem ondas significativamente maiores do que o restante da costa portuguesa. Veja o vídeo que mostra a façanha de Garrett McNamara.






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin