A linha Kawasaki comercializada no Brasil recebe, a partir de 1º de junho, duas novas motocicletas já com modelos para 2013: as Ninjas ZX-14R e a ER-6n, produtos que já estavam no mercado e passaram por mudanças significativas, acompanhando as renovações ocorridas no exterior no ano passado. De acordo com a Kawasaki, a nova ZX-14R é a moto de série mais potente do mundo e pode alcançar até 210 cavalos de potência.
- A ZX-14R representa o que há de mais moderno em tecnologia da marca. É a motocicleta mais potente e mais veloz já produzida em série - afirmou Ricardo Suzuki, gerente de planejamento da Kawasaki do Brasil.
Apesar de declarar a ZX-14R como moto mais veloz do mundo, os representantes da Kawasaki no Brasil não divulgam o número específico de velocidade máxima.
O novo modelo recebeu diversas modificações, comparando com a versão anterior. As principais ocorreram no motor de 4 cilindros em linha e 1.441 cm³ - modelo antigo tinha 1.352 cm³. Mas também passaram por chassi e visual.
Equipado com injeção eletrônica e refrigeração líquida, o tetracilíndrico alcança 200 cv de potência máxima a 10.000 rpm. Com o advento do RAM air - dispositivo de série para aumentar a entrada de ar no motor -, a potência pode alcançar 210 cv. Segundo a marca japonesa, este processo, somado à otimização de vários componentes, proporcionam maior torque em todas as faixas de giros do motor. O torque declarado pela fabricante é de 16,6 mkgf a 7.500 rpm. Para controlar toda esta força, a esportiva ZX-14 também tem freios ABS, nova geração do controle de tração e a opção da escolha entre três modos de potência.
Desse modo, o usuário pode escolher opção na qual a moto utiliza apenas 75% de sua potência total. A moto também passa a contar com embreagem anti-deslizante, que garante mais segurança nas reduções de marchas. Seu peso é de 265 kg - 268 kg com ABS - e o câmbio de 6 velocidades. A estética foi renovada, mas manteve as caracteristícas do modelo anterior. Veja algumas imagens:
Os únicos problemas para quem tem a intenção de comprar uma destas "maquininhas" são o preço e o trânsito das ruas e estradas brasileiras.
A ZX-14R, que chega ao Brasil pelo sistema Complete Knock Down - CKD (completamente desmontada, em português), e é "reconstruída" em Manaus, na fábrica da Kawasaki, custa a bagatela de R$ 56.990 (standard) e R$ 60.990 (com freios ABS), circunstância que afasta a máquina do sonho da maioria dos mortais comuns.
O outro problema está na segurança. Em nove anos, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, que soma todos os atendimentos feitos pelo SUS no Brasil, o número de mortes por acidentes com motos triplicou, chegando a representar um quarto dos óbitos registrados entre as mais de 40 mil mortes causadas pelo trânsito entre os anos de 2002 e 2010.
Curtir um passeio sobre duas rodas, ainda mais em cima de uma Kawasaki ZX-14R é tudo de bom. Mas não se pode negar que é muito investimento pra nenhuma segurança, você não acha?
Fonte: Auto Esporte
Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral. |