Você sabe o que significa IPO? Não? Console-se comigo, pois eu também não sabia, até ler a notícia sobre a venda de ações do Facebook na Bolsa de Valores de Nova York. Segundo o portal Wikipédia, a sigla IPO (Initial Public Offering, no inglês) é o evento que marca a primeira venda de ações de uma empresa no mercado, e seu objetivo, principalmente quando se trata de uma empresa nova ou pequena, é levantar o capital necessário à sua expansão, método que também se aplica na alavancagem de empresas e corporações maiores, caso específico do Facebook, a rede social mais popular do mundo, que começa a negociar suas ações na Bolsa de Valores de Nova York nesta sexta-feira (18/05), o que deve lhe render cerca de R$ 18 bilhões.
O preço de uma ação do Facebook para a oferta pública inicial (IPO) na bolsa novaiorquina foi fixado em US$ 38, o que fez com que a rede social fosse avaliada em até então impensáveis US$ 104 bilhões.
Dessa forma, o Facebook pode se tornar o terceiro maior IPO da história dos Estados Unidos, segundo a Renaissance Capital. A oferta inicial também poderá ser a sétima maior da história e previsões dão conta de que o preço das ações pode crescer cerca de 50% logo no primeiro dia na bolsa de valores.
O Facebook foi fundado em fevereiro de 2004, conta a lenda, por Mark Zuckerberg, Chris Hughes, Dustin Moskovitz e o brasileiro Eduardo Saverin, nos dormitórios da Universidade de Harvard, em Cambridge - Massachusetts. No mesmo ano, a rede social recebeu sua primeira rodada de investimentos, no valor de US$ 500 mil, feita por Peter Thiel.
Seu quadro de funcionários subiu de 700, no final de 2008, para mais de 3 mil em 2011. Considerando que o Facebook usa ações como forma de remuneração, fontes da agência Reuters afirmam que, mesmo sob uma estimativa conservadora, cerca de 1 mil pessoas podem receber mais de US$ 1 milhão com a abertura de capital da empresa.
Quem poderia imaginar que um império como esse pudesse ser construído por um grupo de amigos universitários. Qual seria a receita de tanto sucesso? A resposta é simples: ideias, nada mais que ideias!
No centro da cidade de Palo Alto, no Vale do Silício, é muito grande a quantidade de cafés. Mas não pense que são cafés comuns, do tipo que a gente se acostumou a ver em São Paulo, no Rio, em Paris ou Londres. Em cada um deles, as mesas se transformam em escritórios que produzem ideias.
- Muitas empresas nasceram aqui. Muitos estudantes da Universidade de Stanford vêm aqui desenvolver suas ideias e testar seus projetos - afirma Jean Paul, dono do Coupa Café, que ficou famoso depois que um de seus copos apareceu na mão de Mark Zuckerberg, no filme “A Rede Social”.
No Facebook, a criatividade é incentivada de forma diferente. Uma vez por mês, todos os funcionários se reúnem 24 horas seguidas em uma maratona de ideias.
- Tem uma ideia? Transforme-a em realidade o mais rapidamente possível e mostre como ela pode ser interessante - conta como funciona um dos organizadores das maratonas de ideias do maior site de relacionamentos do mundo.
Lá, tudo é pensado para ser diferente.
- Se você olhar para o que o Facebook era cinco anos atrás verá que éramos como qualquer outra rede social, mas, com a inovação, mudamos a forma de as pessoas se comunicarem e de obterem informações dos amigos. E isso é único - explica outro funcionário.
Este é o retrato de uma empresa que tem cerca de 850 milhões de usuários e já figura entre as mais valiosas do mundo (infográfico G1 - reprodução) |
Enquanto isso, aqui no Brasil, ainda bem que com várias exceções, jovens de talento desperdiçam tempo e inteligência invadindo páginas e e-mails de pessoas comuns e até de famosos, buscando arranjar um trocado através de práticas criminosas como a extorsão mediante chantagem ou utilização indevida de dados bancários. Uma pena, você não acha?
Fonte: G1
Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral. |