10 setembro 2012

A obesidade é para os fracos?

É claro que em muitos casos ser gordinha é um problema médico, cujo combate nem sempre depende da vontade de emagrecer. Na verdade, e muitos desconhecem esta realidade, a obesidade é um dos maiores problemas de saúde dos tempos atuais e atinge pessoas de todas as classes sociais. Sua origem, geralmente hereditária, tem como causa principal a má nutrição decorrente de distúrbios no balanceamento dos nutrientes, induzido, entre outros fatores, pelo excesso alimentar.

O peso excessivo, além das doenças lesivas, geralmente causa problemas psicológicos, infelicidade e frustrações. Suas principais causas são o sedentarismo, o acesso indiscriminado aos alimentos, os erros alimentares e o ritmo desenfreado da vida atual. O problema guarda estreita relação com dois fatores principais: a genética e a nutrição irregular.

A tendência de obesidade genética é até compreensível, já que os filhos de pais obesos têm 80 a 90% de probabilidades de também serem obesos.

Na nutrição irregular, o excesso de alimentação, principalmente nos primeiros anos de vida, aumenta o número de células adiposas, um processo irreversível que vai se tornar a principal causa de obesidade para o resto da vida.

Este parece ter sido o problema de Bárbara Fernandez, uma porto-riquenha de 22 anos, que até poderia ter sido uma criança saudável como tantas outras, não fosse um pequeno detalhe: desde muito cedo foi acostumada a comer muita batata frita, carne de porco, doces e ingerir variados tipos de refrigerantes. Por isso, com 1,75 metros de altura, chegou aos 16 anos pesando 100 quilos.

- Me sentia feia porque estava muito gorda. Já não podia comprar as roupas de que eu gostava - conta Bárbara, que contudo, não se deixou abater pelo drama hoje tão conhecido de muitas adolescentes.

Decidida a emagrecer, ela tentou várias dietas conhecidas, como a dieta da sopa, por exemplo, quando conseguiu perder algum peso, recuperado em dobro logo depois, no já conhecido "efeito sanfona". A moça, então, resolveu apostar numa alimentação saudável e mais equilibrada, baseada principalmente em frutas, verduras e carnes magras, eliminando do seu cotidiano os doces e refrigerantes. E claro, à sua rotina foram incorporados os exercícios físicos, tão necessários à saúde e bem-estar de qualquer ser humano.




Foram três anos de alimentação saudável e muito exercício físico, na medida certa, sem exageros, e o resultado o melhor possível: 40 quilos se foram. Bárbara hoje pesa 60 quilos e é elogiada por seu instrutor na academia.

- Ela é muito disciplinada. Se dedica cento e 10%. Ela não quer voltar a ser como era na adolescência - conta Edwin Benitez, professor de educação física.

Celebridade em redes sociais como o Facebook, onde tem milhares de seguidores em todo o mundo, ela virou o assunto preferido das revistas de beleza e saúde de Porto Rico, e o que alguém que a conheceu antes jamais poderia imaginar, foi eleita miss San Sebastián, a cidade onde vive, e no final do mês de agosto disputou o título de miss Porto Rico. Ela não ganhou, mas isso não a incomodou, primeiro, porque seu sonho é a Medicina, profissão através da qual pretende levar seu exemplo a milhares de adolescentes hoje atormentadas pela obesidade, e depois, porque sua imagem atual é seu maior troféu.

- Você pode conseguir tudo na vida mas definitivamente a gente tem que trabalhar pra chegar lá. Eu só queria baixar de peso e vi que podia muito mais - conta Bárbara.

Você está muito acima do peso normal? Na faixa dos considerados "obesos"? Por que não seguir o exemplo de Bárbara? Tudo bem que cada caso é um caso, mas não custa tentar, você não acha?





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin