17 julho 2012

Iron Maiden, uma das maiores bandas de heavy metal do mundo



Miley Cyrus
A banda britânica de heavy metal Iron Maiden surgiu em 1975, por iniciativa do baixista Steve Harris, ex-integrante do Gypsy's Kiss e Smiler, e se tornou uma das principais bandas do movimento musical conhecido como NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal).

O nome Iron Maiden ("donzela de ferro", na tradução livre), foi inspirado em um instrumento de tortura medieval que aparece no filme O Homem da Máscara de Ferro, da consagrada obra de Alexandre Dumas.

Com quase quatro décadas de existência, quinze álbuns de estúdio, seis álbuns ao vivo, quatorze vídeos e diversos compactos, o Iron Maiden é uma das mais importantes e bem sucedidas bandas de toda a história do heavy metal, tendo vendido mais de 100 milhões de álbuns registrados em todo o mundo.



O trabalho do grupo influenciou diversas bandas de rock e metal, entre as quais podemos destacar a Pantera, Avenged Sevenfold, Sepultura, Anthrax, Angra, Metallica, Helloween, Death, Megadeth, Dream Theater, Blind Guardian, Mystery, Slayer e Slipknot, entre outras.

As músicas do Iron Maiden quase nunca se referem a drogas, sexo, bebida ou mulheres. As letras são baseadas na literatura inglesa e em fatos históricos, o que não é difícil, já que Steve Harris é um estudioso de história, principalmente a egípcia, e o vocalista, Bruce Dickinson, é formado na matéria. Outro aspecto conhecido da banda é o mascote Eddie, que estampa a capa de todos os discos de estúdio e aparece nas perfomances ao vivo.

Em 2002, a banda recebeu o prêmio Ivor Novello em reconhecimento às realizações em um parâmetro internacional como uma das mais bem-sucedidas parcerias de composição da Inglaterra. Durante a turnê americana de 2005, foi adicionada à Calçada da Fama do Rock de Hollywood. Em 2011, ganharam seu primeiro Grammy, por El Dorado. A banda também está presente nas principais listas de maiores bandas de rock de todos os tempos.

O Maiden já encabeçou diversos grandes eventos, entre eles Rock in Rio, Monsters of Rock, em Donington, Ozzfest, Wacken Open Air, Gods of Metal, Download Festival e os Festivais de Reading e Leeds.

Um último e pequeno detalhe sobre o Maiden: eles viajam pra todo lado a bordo do jatinho aí embaixoE sabem quem é o piloto? Bruce Dickinson, o vocalista do grupo.


Não dá pra falar de Iron Maiden sem lembrar um de seus maiores sucessos, Fear Of The Dark, gravado no Rock In Rio. Você já curtiu um som como este?







Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin