17 julho 2011

Japão é campeão da Copa do Mundo de Futebol Feminino

Depois de sucumbir diante da retranca paraguaia (no tempo normal e na prorrogação), os deuses do futebol, acreditem, perderam 4 dos 5 pênaltis que bateram, e estão fora da Copa América. Enquanto isso, depois de derrotar de forma surpreendente a Alemanha e a Suécia, fortíssimas candidatas ao título, a equipe do Japão, humilde e consciente de suas limitações, mas movida por uma vontade inabalável de vencer, sagrava-se campeã mundial de futebol feminino pela primeira vez em sua história, vencendo nos pênaltis os Estados Unidos, seleção favorita da competição.

A seleção japonesa, que quase ficou fora da Copa do Mundo por conta das tragédias naturais que abalaram o país, superou as dificuldades e venceu os Estados Unidos nos pênaltis, por 3 a 1, depois de 2 a 2 com direito a prorrogação.

Nada melhor do que o esporte para levar alegria a um povo castigado por fenômenos naturais, principalmente quando a disputa é dramática. Com efeito, elas estiveram inferiorizadas no placar por 2 vezes, uma no tempo normal e outra na prorrogação, mas obstinadas, foram buscar a igualdade com gols de Miyama e Sawa.

Na disputa por pênaltis, as americanas perderam três cobranças, e Kumagai garantiu o título, o primeiro do país na história das Copas. O estádio foi ao delírio, já que a torcida alemã, depois que seu time foi eliminado, passou a torcer para o Japão, que mostrou toda a tranquilidade oriental na decisão por pênaltis. Das quatro cobranças, converteu três - Hope Solo pegou uma. Já as americanas perderam as três primeiras (com Boxx, Lloyd e Heath). Kumagai bateu no ângulo a quarta penalidade e garantiu o título japonês.

Homare Sawa comemora o gol de empate na prorrogação (foto: Reuters)

As japonesas levantam a taça do primeiro título mundial feminino de futebol (foto: Reuters)

Barack Obama, que assistiu o jogo pela televisão com a família, parabenizou as americanas e reconheceu o título japonês pelo Twitter:

- Não poderia estar mais orgulhoso das mulheres depois de um jogo muito disputado. Parabéns para o Japão, os campeões da Copa do Mundo – postou o presidente.



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin