17 julho 2012

Garotinho entrega 68 quilos de documentos que comprovariam atos corruptos de Cabral

Em termos políticos, não sei dos dois qual é o pior. Na minha opinião, são farinha do mesmo saco. Mas a disputa pelo poder pode, quem sabe, trazer algum benefício para o cidadão honesto do Rio de Janeiro - RJ.

Desde que surgiram as denúncias envolvendo o nome de políticos ao contraventor Carlinhos Cachoeira e à Construtora Delta, o governador Sérgio Cabral parece ter perdido a língua. Nem mesmo em relação às imagens em que ele e alguns de seus secretários de governo aparecem junto de Fernando Cavendish, o homem da Delta, em Paris, ele disse muita coisa. Preferiu a tática do silêncio, até porque, pensamento comum entre os da classe política, a memória do povo é curta.

Mas o problema de Sérgio Cabral não se restringe à lembrança do povo. É muito mais sério, e atende pelo nome de Anthony Garotinho (PR-RJ).



O deputado levou hoje (17/07) ao plenário da Câmara nada mais, nada menos, que 68 quilos de documentos que comprovariam o envolvimento do governador do Rio com a referida construtora. A pilha de papéis de quase um metro e meio foi entregue ao deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) para ser analisada pelos membros da CPI do Cachoeira.

Cabral e sua turma em Paris

Muito tranquilo e seguro, Garotinho afirmou que o envolvimento de Cabral com a construtora Delta é maior do que o dos governadores de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e do Distrito Federal, Agnelo dos Santos Queiroz Filho (PT).

- O governo do Rio de Janeiro favoreceu a Delta em pagamentos superfaturados, em licitações fraudulentas, em obras que foram pagas e não foram realizadas – disse Garotinho no vídeo postado em seu blog (veja logo abaixo).





Além disso, Garotinho disse que enviou uma representação ao Procurador Geral da República com o mesmo volume de documentos entregues a Miro Teixeira e mais o dobro deles, onde estariam configuradas fraudes na área de saúde, na licitação para aquisição de veículos para a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, entre outras modalidades de atos corruptos.

Miro Teixeira informou que ainda não tem conhecimento do conteúdo de referida documentação, que vai ser colocada à disposição de todos os membros da comissão. O material foi encaminhado para a sala cofre da CPI.

- O puro e simples recebimento implicaria reconhecer que ali estão de fatos documentos comprometedores. Neste caso, é conveniente que se mande os funcionários encarregados proceder como os termos da lei, relatando o que eles contém, digitalizando e colocando à disposição de todos os membros – explicou Miro.

Ele disse ainda que a documentação é restrita aos integrantes da comissão, e que o sigilo acerca dos mesmos será decidido pelo presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI.

Não sei onde vai dar esta história. Acho até que em lugar nenhum. Como sempre! Mas como dizem que não há mal que sempre dure nem bem que nunca se acabe...





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin