12 março 2014

Vereador gaúcho quer exonerar assessora que não crê em Deus

Renata Helena Ghiggi (foto: reprodução)

Além das recentes manifestações de racismo dirigidas a jogadores e a um árbitro de futebol, o que infelizmente está se tornando comum, a intolerância religiosa também continua a existir no Brasil. É o que demonstra a polêmica criada em torno da jornalista Renata Helena Ghiggi, responsável pela assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores do município de Antônio Prado, no Rio Grande do Sul - RS, cuja demissão foi defendida pelo vereador Alex Dotti (PMDB) na primeira sessão legislativa do ano, no dia 04 de fevereiro, simplesmente porque a moça se diz ateia e manifestou essa opção religiosa no Facebook.

“Eu peço a exoneração da assessora de imprensa, e a troca urgente, porque a Câmara de Vereadores e a cidade de Antônio Prado é uma cidade de fé. É isso que eu penso e eu acredito que quem não acredita em Deus pode não acreditar, mas não deve divulgar", afirmou o vereador na ocasião, em discurso transcrito e publicado pela Casa.

Dotti explicou que resolveu se pronunciar depois que a população teria dado mostras de indignação contra a assessora de imprensa, que retirou um crucifixo do plenário da Câmara durante uma atividade com crianças, além de postar críticas no Facebook contra um programa de televisão que atribuía a Deus a sobrevivência de pessoas em um acidente, o que provocou comentários agressivos do parlamentar.

- Na rede social eu pedi para que ela não postasse contra Deus. Ela pode pensar da maneira que ela quiser, do jeito que ela quiser. Entretanto, Antonio Prado é uma cidade de fé, a Câmara de Vereadores é de fé. Não houve atitude de preconceito - declarou Dotti.

Valdicir Viali (PTB), que preside a Câmara de Antônio Prado, já disse que não há a menor possibilidade de exoneração da assessora. Até o Ministério Público já foi chamado a intervir no episódio, provocado por uma representação da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos no Rio Grande do Sul - ATEA-RS contra o vereador.

Renata, por sua vez, disse que ficou “chocada” com a iniciativa de Dotti, e afirmou que a defesa do ateísmo é um assunto pessoal.

- Quando aconteceu, fiquei chocada, pois não esperava que ele fosse levantar isso numa sessão. O debate com o vereador começou em uma postagem no meu perfil no Facebook. Coloquei um questionamento pois eu gosto de falar sobre religião. Ele entrou na discussão, nos comentários da postagem, e ela passou a ficar de baixo nível. Aí começou a história - contou a assessora de imprensa.

Sobre o episódio do crucifixo, Renata disse que no ano passado tentou retirar um crucifixo que estava fixado no plenário da Câmara, mas a imagem foi recolocada alguns meses depois. Segundo ela, “o Estado sendo laico não deve privilegiar religião nenhuma, mas o crucifixo está lá. Não há lei determinando que ele seja retirado, mas a constituição dizer que o estado é laico já deveria bastar”.

Será que o nosso valoroso vereador não tem coisas mais importantes para fazer por sua comunidade? E por que a assessora de imprensa da Câmara de Vereadores, que quer que as pessoas respeitem sua posição em relação a Deus, tenta retirar do plenário do Legislativo municipal de Antônio Prado o crucifixo que lá está pregado? Se a minha avó Cândida estivesse viva, diria, com absoluta certeza, que estamos diante do sujo falando do mal lavado. E você, o que acha deste "embrulho"? Deixe o seu comentário.


G1



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin