12 março 2014

O retrato fiel do Parlamento brasileiro

Festa dos deputados após a aprovação da comissão externa para apurar irregularidades na Petrobras
(Foto: Gustavo Lima/Agência Câmara/reprodução)

Até aqui eles comeram no mesmo prato, dormiram na mesma cama, mas como o Planalto não vem cumprindo alguns acordos para distribuição de cargos e liberação de recursos das emendas parlamentares, uma das formas de comer o dinheiro do contribuinte, a relação com a base aliada vem se deteriorando nos últimos meses, com os partidos reclamando que estão sendo excluídos das decisões políticas e dos lançamentos de programas do governo federal.

No meio desse emaranhado de interesses, a maioria dos integrantes do chamado "Blocão" impôs nesta terça-feira (11/03) a primeira derrota do Palácio do Planalto no Legislativo, ao aprovar a criação de uma comissão externa de deputados para investigar denúncias de propina na Petrobras, o que já vem acontecendo há tempos, sem que a classe política tomasse qualquer iniciativa.

O texto recebeu 267 votos a favor, 28 contrários e 15 abstenções. De acordo com o requerimento, apresentado por DEM e PSDB, um grupo de parlamentares irá à Holanda para acompanhar as investigações sobre suposto pagamento de propina a funcionários da estatal pela empresa holandesa SBM Offshore, que aluga plataformas flutuantes a companhias petrolíferas.

O texto aprovado pelos deputados contraria o governo, que alega que a investigação pode prejudicar a imagem da estatal do petróleo. O Partido dos Trabalhadores - PT, como era de se esperar, tentou obstruir a votação, utilizando instrumentos previstos no regimento interno para postergar a análise da matéria, o que se mostrou inútil, mesmo com o apoio de PC do B, PDT e do bloco PP-PROS.

Na verdade, tudo não passa de um jogo para pressionar o governo federal a atender os interesses fisiológicos de seus aliados, com destaque para o maior e importante deles, o famigerado PMDB. Quando os acertos começarem a acontecer nos bastidores do Parlamento, as coisas retornarão ao estado anterior e tudo voltará a ser como antes. Afinal, são todos farinha do mesmo saco, não é verdade?





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin