08 março 2014

Juíza decretou prisão de Leopoldo Lopez sob ameaças de Maduro

Foto: reprodução

Se não bastassem toda a violência, que já deixou 20 mortos e mais de 330 feridos, a opressão e o desrespeito aos direitos humanos de que vem sendo palco a Venezuela, circula na Internet um vídeo dando conta de que a juíza federal Yaclenis Tovar Guillén, que decretou a prisão de Leopoldo López, o fez sob ameaças de funcionários do governo de Nicolás Maduro, segundo denúncia feita por uma amiga da juíza à TV NTN24, a venezuelana Gabriela Mata, residente nos EUA.

De acordo com Gabriela, ela e a juíza são amigas desde a infância, e se falaram via WhatsApp. Na conversa (que ficou registrada no telefone de Gabriela), a juíza confessa que foi obrigada expedir o mandado de prisão contra Leopoldo López, opositor do regime, sob pena de perder seu emprego. Veja o vídeo.




Ainda assim, segundo informações vindas ontem (07/03) do Itamaraty, o Brasil votou contra o envio de uma missão de observadores da Organização dos Estados Americanos - OEA à Venezuela, bem como se opôs à realização de uma reunião de chanceleres dos países que compõem aquela organização para tratar especificamente da situação venezuelana, porque entende que seria prematuro adotar qualquer uma das propostas neste momento, pois isso só serviria para acirrar tensões na Venezuela.

Mesmo pressionada pelos políticos de oposição, que acham que o Brasil deveria adotar uma posição mais firme sobre o tema, a presidente Dilma Rousseff tem evitado emitir sua opinião, chegando mesmo a afirmar que não cabe ao Brasil discutir a história da Venezuela, até porque, segundo avaliações dos nossos "especialistas" em política internacional, a situação se acalmou e os riscos de uma crise institucional diminuíram. Será que estamos falando da mesma Venezuela?






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin