08 março 2014

Raio-X revela celular escondido em ânus de mulher no Acre

Foto: reprodução

O "Dia Internacional da Mulher", na minha opinião, até pode ser comemorado com rosas vermelhas, bombons e outros presentes, mas o principal foco da ocasião deveriam ser a violência, a diferença salarial em relação aos homens na mesma profissão e grau de escolaridade, a exploração sexual e outras desigualdades que só fazem desqualificar a mulher. Muita coisa precisa mudar. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Alica, por exemplo, 15 mulheres são mortas por dia no Brasil, vítimas de companheiros ou ex-companheiros, o que é absurdo.

Outra violência comum está na submissão de mulheres, principalmente nas classes mais pobres, ao jugo de maridos e companheiros bandidos. Sem a proteção das autoridades e sob os mais diversos tipos de ameaças, a mulher se vê obrigada a situações como a enfrentada por uma jovem detida quando tentava entrar na Unidade Penitenciária Evaristo de Morais, no município de Sena Madureira, localizado a 144 km de distância da capital Rio Branco - AC, com um celular introduzido no ânus. Ela foi surpreendida no domingo de Carnaval (02/03) durante o horário de visitas. O aparelho foi encontrado depois dela passar por um exame raio-X, no Hospital João Câncio Fernandes.

Antes, porém, ela foi submetida a duas revistas, segundo explicou o diretor da unidade prisional, Aécio Lima.

- Nós temos uma revista pessoal realizada com as agentes penitenciárias femininas, um procedimento de agachamento. Nada foi detectado. Ela foi encaminhada para entrar no interior da unidade, nós usamos o detector de metais e o sensor apitou informando que havia alguma coisa de metal nela - disse o funcionário.

Após os procedimentos para a retirada do aparelho, o delegado da Polícia Civil de Sena Madureira, Cleber Gnatta, responsável pelo caso, explicou que a mulher foi liberada depois da lavratura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência - TCO.

Ninguém pode negar que alguns aspectos da desigualdade entre homens e mulheres estão sendo superados, dando lugar a uma sociedade com mais oportunidades e direitos. O "Dia Internacional da Mulher" serve justamente para lembrar a luta por essa igualdade, que não virá da noite para o dia. O caminho ainda é longo, mas nada impede que as mulheres comemorem o que até aqui foi conquistado com muito sacrifício e luta.


G1




Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin