03 abril 2013

Primeira ligação via celular faz 40 anos


Há exatos 40 anos, Martin Cooper, um engenheiro eletrotécnico e designer norte-americano hoje com 84 anos, surpreendeu o mundo ao mostrar como funcionava um telefone móvel. Ele criou o telefone celular (no nosso português) ou telemóvel (no português europeu), inspirando pelo seriado de TV Jornada nas Estrelas. A partir daí, Cooper fundou a ArrayComm, empresa que atua na pesquisa tecnológica da antena inteligente e no aperfeiçoamento de redes wireless. Antes disso, ele dirigiu o setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Motorola, onde criou o DynaTAC, um celular de 25,4 cm que pesava 1,14 kg. E foi com um protótipo do Sapato ou Tijolo, apelidos dados ao aparelho, que no dia 03 de abril de 1970 ele fez uma série de chamadas, uma delas para seu rival, Joel S. Engel, que chefiava a Bell Labs, enquanto caminhava pela 6th Avenue, conhecida como Avenida das Américas, pouco antes de participar de uma coletiva de imprensa no hotel New York Hilton.

- Joel, aqui é o Marty. Estou te ligando de um telefone celular, um verdadeiro telefone portátil celular de mão - disse ele.

Já que não havia outro aparelho do gênero no mundo, todas as ligações eram feitas para linhas fixas. Para tanto, Cooper estava conectado a uma estação-base da Motorola ligada à rede da AT&T. O processo de lançamento do aparelho levou dez anos, contados a partir de 1970, quando Cooper passou a liderar a divisão de sistemas de comunicação da Motorola. O projeto todo, porém, durou 15 anos e suas pesquisas consumiram US$ 150 milhões, até que a empresa chegou ao DynaTAC 8000X, o primeiro celular posto à venda no mercado, acreditem, pelo preço de US$ 3.995.

Mas o esforço e toda a grana envolvida valeram a pena. Um ano após o lançamento, a Motorola, surpresa, percebeu que já tinha entregado 900 mil unidades do aparelho, número que seus técnicos só esperavam alcançar a partir de 2000. Hoje, o mundo não viveria sem os celulares, tanto que uma pessoa chega a passar, em média, 132 minutos por dia no smartphone. Cerca de 84% desse tempo é usado no envio de SMS's, e-mail's e aplicações sociais. A atividade mais popular nos aparelhos é o e-mail (78%), seguida por internet (73%), Facebook (70%), apps de navegação (64%), jogos (60%), buscas (57%), fotos (53%) e notícias (44%).

E você, também é louco por um celular? Deixe o seu comentário.






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin