25 maio 2013

Borboletas disputam lágrimas de tartaruga na Amazônia

A disputa pelas lágrimas da tartaruga na Amazônia peruana (foto: Caters News/The Grosby Group)

Muitos ainda não a conhecem. Outros simplesmente a desprezam. Mas nada supera a Mãe-Natureza, nem o espírito devastador do homem, nem sua maior criação tecnológica. Você já viu a imagem acima, não é verdade? Agora, preste atenção nesta história.

Jeff Cremer, fotógrafo que organiza e faz passeios fotográficos com turistas de uma pousada na Amazônia peruana, registrou uma cena impressionante em uma de suas últimas caminhadas. Ele e o pequeno grupo que o acompanhava seguiam pela mata quando foram surpreendidos por uma cena inusitada: diversas borboletas se engalfinhavam na disputa pela chance de beber as lágrimas de uma tartaruga da espécie tracajá.

O que para os turistas que faziam a caminhada pareceu estranho, foi explicado por Cremer e pelo biólogo Phil Torres, que trabalha com ele nos passeios promovidos pela Pousada Amazonas: de acordo com a dupla, é muito comum na região ver uma ou mais insetos da espécie "beijando" os olhos dessa espécie de tartaruga em busca de uma fonte de sal, o que ajudaria na sua reprodução.

- É algo que eu já queria fotografar há algum tempo, não é tão comum em outras áreas dos trópicos. Este lado da Amazônia, estando tão distante do Atlântico, tem poucas fontes de sal. Então, comportamentos estranhos podem surgir para compensar - incluindo beber lágrimas de tartarugas - explica Jeff Cremer.


Imagem aproximada da tartaruga sendo assediada pelas borboletas (foto: Caters News/The Grosby Group)

Além de importante agente polinizador, tanto que se extintas haveria enormes prejuízos para a flora (prejuízos iniciais) e fauna (prejuízos consequentes), na crendice popular as borboletas são consideradas um símbolo de ligeireza e de inconstância, de transformação e de um novo começo.

No Japão, por exemplo, a borboleta, por ser graciosa e ligeira, é o símbolo da mulher. Lá, a felicidade matrimonial é representada por duas borboletas (masculino e feminino), razão pela qual tais imagens são muitas vezes utilizadas em casamentos.

A metamorfose das borboletas começa com a crisálida, que é o ovo que contém a potencialidade do ser e a borboleta que dele sai simboliza a ressurreição ou a saída do túmulo. O termo grego psyche tinha dois significados originais: um deles era alma e o outro, borboleta, que simbolizava o espírito imortal. Na mitologia grega, a personificação da alma é representada por uma mulher com asas de borboleta. Ainda de acordo com as crenças populares gregas mais antigas, quando alguém morria, o espírito saia do corpo em forma de uma borboleta.

Você já tinha visto uma imagem igual à que ilustra esta postagem? Conhecia a crença grega que envolve as borboletas? Deixe o seu comentário.





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin