09 janeiro 2014

Raios ultravioleta chegam a níveis extremos e perigosos no Rio

Foto: reprodução

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, com o forte calor desta quarta-feira (08/01) no Rio de Janeiro, os índices de radiação ultravioleta (UV), que pode causar queimaduras e câncer de pele, chegaram a níveis extremos. A presença de uma massa de ar quente impede a chegada de frente fria, e a temperatura máxima chegou aos 37°C, com mínima de 24°C. A qualidade do ar também foi afetada pelo sol e a classificação está inadequada na Zona Oeste da cidade.


A curto prazo, a radiação ultravioleta queima, causa bolhas. A longo prazo, ela vai se acumulando no DNA da célula e esse efeito cumulativo pode alterar essa célula e, se essa célula alterar para o lado maligno, vira câncer de pele", explicou o dermatologista Érico Di Santi.

Fundamentais para manter o planeta aquecido, os raios ultravioleta têm ultrapassado cada vez mais a barreira da camada de ozônio, chegando à Terra mais intensos que o normal. Entre as 10h e 16h, por exemplo, 70% deles são emitidos, inclusive na sombra. Na metade do dia, a radiação atinge o pico, podendo chegar ao índice extremo, passando dos 11 pontos, número que pode ser superado em lugares de céu mais limpo, onde os raios podem chegar aos 14 pontos, numa medição que vai até os 15 pontos.

A exposição sem proteção ao sol pode causar câncer de pele, principalmente em pessoas que têm a pele muito clara ou antecedentes familiares, como explica a Dra. Ana Escobar, do blog "Doutora Ana responde", que explica porque o sol pode ser prejudicial à saúde.

Porque pode dar câncer de pele. Principalmente em pessoas que tem a pele muito clara ou antecedentes hereditários. Além disso, promove o envelhecimento mais precoce da pele. Estes já são motivos mais que suficientes para que todos tomem cuidado e aproveitem as férias com sabedoria para evitar problemas muito mais graves e irrecuperáveis depois. O sol que emite raios potencialmente mais cancerígenos incide principalmente entre 10 e 16 horas. Atualmente, porém, há estudos que apontam que raios solares emitidos antes das 10 ou após 16 horas também facilitam o desenvolvimento de um tipo de câncer de pele", orienta a Dra. Ana Escobar.

E em caso de queimaduras, não esqueça: banhos mornos ou frios são recomendados, assim como roupas claras e largas. Compressas geladas de camomila podem ajudar, pois a folha é relaxante e cicatrizante. E para prevenir, o uso de um protetor solar químico é imprescindível. Não abuse!






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin