Edifício que já foi ocupado por famílias de sem-teto dará lugar ao Instituto Lula (foto: Apu Gomes/Folha Press) |
Laroca entende que a lei municipal que autorizou a cessão ofende os princípios constitucionais da impessoalidade, da moralidade, da isonomia e da proibição de publicidade de programa ou atividade pública em promoção pessoal de autoridade ou servidor público, o que me parece correto, já que o museu apresentaria, além da história das lutas pela democracia no Brasil, todo o acervo presidencial privado dos dois mandatos de Lula (2003-2010).
Gilberto Kassab, Paulo Okamotto e Lula (foto: reprodução) |
"Existe enorme risco de que o imóvel público concedido ao instituto-réu (...) seja utilizado preponderantemente para a promoção pessoal do ex-presidente Lula e de seu partido (PT), já que ele continua com sua atividade político-partidária", disse Laroca em sua decisão, acrescentando que a iniciativa da prefeitura paulista também infringe a lei que exige licitação para concessão de uso de bem público.
Como é difícil pra essa gente separar o público do privado, não é verdade?
Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral. |