12 fevereiro 2014

Treinador de homens-bomba explode turma por engano

Foto: reprodução

Seria cômico se não fosse tão trágico. Alguns dirão, inclusive, que Deus escreve certo por linhas tortas. Seja qual for a sua reação ou interpretação, preste atenção nesta história. Um grupo de extremistas sunitas, membros do Estado Islâmico do Iraque e da Síria, que luta na província de Anbar contra o exército iraquiano, dominado por xiitas, assistiam a uma aula de treinamento para atentados suicidas em um acampamento situado ao norte de Bagdá na última segunda-feira (10/02) quando seu comandante, involuntariamente, detonou os explosivos que trazia presos ao corpo, matando 22 e ferindo 15 extremistas, segundo informações do exército e da polícia iraquiana.

O acampamento onde a carnificina aconteceu está em uma área de plantações no nordeste da cidade de Samarra, onde as autoridades acabaram por descobrir armazéns cheios de explosivos e armas pesadas. Oito militantes foram presos quando tentavam fugir.

O "comandante" do grupo que conduzia o treinamento não foi identificado pelo nome, mas descrito por um oficial do exército iraquiano como um recrutador prolífico, que foi “capaz de matar os bandidos de uma vez”.

Militantes do Isis, no início deste mês, invadiram a cidade de Fallujah e a vizinha Ramadi, ambas na província de Anbar, com armamento pesado, assumindo o controle de vias de acesso e escritórios de autoridades locais. Desde então, forças de segurança locais e tribais reestabeleceram o controle em Ramadi, mas o Iraque está desenvolvendo um plano, com a ajuda dos Estados Unidos, para possibilitar que tribos sunitas, com o apoio do exército iraquiano, assumam a liderança da luta contra o Isis em Fallujah, disse ao Congresso na semana passada Brett McGurk, alto funcionário do Departamento de Estado norte-americano.

Ainda segundo ele, o Isis tinha cerca de dois mil combatentes no Iraque, e seu objetivo, a longo prazo, era estabelecer uma base de operações em Bagdá, liderada por Abu Bakr al-Baghdadi, classificado como terrorista global pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos.






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin