15 março 2014

Depois de destruir parte de uma casa, elefante volta e salva bebê

Basanti, no colo da mãe, o elefante e o quarto destruído (foto: reprodução)

Um elefante descontrolado destruiu a parede da casa de Dipak Mahato, em Olgara, um pequeno vilarejo de Purulia, Bengala Ocidental, na Índia. A família estava jantando, por volta das 20hs, quando teve a atenção despertada para um "estalo", seguido de um enorme estrondo vindo do quarto onde dormia Basanti Mahato, um bebê de apenas 10 meses. Todos correram para o local, onde puderam ver que o animal, depois de ouvir o choro desesperado da criança, interrompeu sua caminhada e voltou, retirando-a cuidadosamente dos escombros e retornando à floresta.

Dipak contou que o bebê estava chorando e que havia enormes pedaços de parede ao redor e sobre a cama. Ainda de acordo com ele, o elefante "começou a se mover para longe, mas quando a nossa filha começou a chorar de novo, ele voltou e usou seu tronco para remover os detritos".

Lalita Mahato, mãe de Basanti, classificou o episódio como “um milagre”, até porque na religião hindu, o elefante está associado a Ganexa, o deus da sabedoria.

- Rezamos para Lord Ganesh (deus-elefante) na nossa vila. Ainda não consigo entender porque um elefante salvou minha filha após derrubar uma parede - concluiu a mulher.

Aparentemente, a menina sofreu apenas ferimentos leves. O que mais surpreende na história é que, segundo os guardas florestais locais, o mesmo elefante já havia matado pelo menos três pessoas e danificado 17 casas anteriormente.

De acordo com a Wikipédia, "os elefantes são animais herbívoros, alimentando-se de ervas, gramíneas, frutas e folhas de árvores. Dado o seu tamanho, um elefante adulto pode ingerir entre 70 a 150 kg de alimentos por dia. As fêmeas vivem em manadas de 10 a 15 animais, lideradas por uma matriarca, compostas por várias reprodutoras e crias de variadas idades. O período de gestação das fêmeas é longo (20 a 22 meses), assim como o desenvolvimento do animal que leva anos a atingir a idade adulta. Os filhotes podem nascer com 90 kg. Os machos adolescentes tendem a viver em pequenos bandos e os machos adultos isolados, encontrando-se com as fêmeas apenas no período reprodutivo.

Devido ao seu porte, os elefantes têm poucos predadores. Exercem uma forte influência sobre as savanas, pois mantêm árvores e arbustos sob controle, permitindo que pastagens dominem o ambiente. Eles vivem cerca de 60 anos e morrem quando seus molares caem, impedindo que se alimentem de plantas.

Os elefantes-africanos são maiores que as variedades asiáticas e têm orelhas mais desenvolvidas, uma adaptação que permite libertar calor em condições de altas temperaturas. Outra diferença importante é a ausência de presas de marfim nas fêmeas dos elefantes asiáticos.

Durante a época de acasalamento, o aumento da produção de testosterona deixa os elefantes extremamente agressivos, fazendo-os atacar até humanos. Acidentes com elefantes utilizados em rituais geralmente são causados por esse motivo. Cerca de 400 humanos são mortos por elefantes a cada ano."






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin