07 dezembro 2011

Governo da China diz que Twitter causa mais danos que heroína e cocaína

Em "Elite chinesa respira ar purificado", o Dando Pitacos mostrou a você que na China os membros do alto escalão do Partido Comunista ganham carros luxuosos, escolas especiais para os filhos, alimentação orgânica produzida em plantações do governo, assistência médica dos hospitais militares, os melhores do país, e o mais incrível, até filtros de ar para que não respirem o mesmo ar poluído do restante da população. Se isso não bastasse, o regime vermelho agora vem buscando formas de intensificar o controle dos usuários de sites similares ao Twitter.

Para tanto, a imprensa oficial chinesa vem afirmando que os rumores da internet e das redes sociais, como o serviço de postagem em 140 caracteres do microblog, são mais prejudiciais à saúde do que drogas como heroína e cocaína.

O comentário, de acordo com o The Guardian, foi publicado pela agência oficial de notícias Xinhua, e nele o governo explica que se a heroína e a cocaína causam danos irreversíveis à saúde, os boatos do mundo virtual são ainda piores, porque "envenenam o ambiente e afetam a ordem social".

Em outro site, o People's Daily Online, a mensagem oficial sugere que quem participa das redes sociais pode causar tantos danos à sociedade quanto os drogados, e alerta:


"Rumores da internet são drogas: favor resistir e ficar longe delas".


Mas a coisa não fica aí! Visando manter a "ordem" e deter os boatos que possam ser criados pelos internautas, o governo chinês obrigou os serviços de microblog a registrar os nomes reais dos usuários e excluir de seus cadastros as contas que ultrapassam os limites estabelecidos pela China. O argumento das autoridades chinesas está na preocupação com a velocidade com que a informação pode se espalhar, num país de 300 milhões de pessoas cadastradas nesse tipo de serviço.

Com isso, a China vem sendo acusada de tentar calar as críticas nas redes sociais e desacreditar o conteúdo dos microblogs, além de se utilizar de mecanismos para anular comentários e reprimir histórias sensíveis. Se isso não bastasse, o comunicado feito pela Xinhua acusa os usuários de inventarem escândalos sobre outras pessoas e espalharem notícias perturbadoras, "com a finalidade de provocar problemas e prejudicar a sociedade".

Quem infringir as ordens que acabam de ser impostas será punido. Para tanto, as autoridades chinesas já estipularam multas que podem chegar a 500 iuans (cerca de R$ 140 reais), além da pena de cinco anos de prisão para quem for surpreendido divulgando informações que o Partido Comunista entender como falsas.





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin