22 maio 2012

Japão inaugura Tokyo SkyTree, a maior torre do mundo

A mais alta torre de comunicações do mundo e a segunda maior estrutura já produzida pelo homem (ela é superada apenas pelo edifício Burj Khalifa, erguido em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com 828 metros) é japonesa. Estou me referindo à Tokyo SkyTree, que hoje abriu suas portas ao público em Tóquio. Ela é maior que a Canton Tower, de 600 metros, na cidade chinesa de Guangzhou, e que a CN Tower, de 553 metros, localizada em Toronto - Canadá. Na própria capital japonesa, ela ofusca monumentos do luxuoso distrito oeste, incluindo a Tokyo Tower, de 333 metros, construída em 1958 e que se tornou símbolo do rápido crescimento do país no pós-guerra.

Apesar do tempo chuvoso, moradores locais e muitos turistas foram até à torre de de 634 metros de altura e ao complexo comercial anexo a ela, também inaugurado nesta terça-feira (22/05), o que acabou gerando longas filas desde as primeiras horas do dia.

- Eu esperava há muito tempo para vir aqui - disse Ayumi Nakazawa, uma das convidadas para a cerimônia de inauguração. Segundo ela, a chuva atrapalhou um pouco, mas não o suficiente para diminuir a emoção do momento.

- Não posso ver a vista (por causa da chuva), mas é empolgante - afirmou Nakazawa à imprensa, depois de ser a primeira visitante oficial ao observatório.

Por causa do grande número de visitas previsto, até o dia 10 de julho o acesso ficará restrito ao primeiro dos observatórios, a 350 metros de altura. A partir daí, serão comercializados os bilhetes que permitirão chegar ao segundo observatório, a 450 metros de altura, de onde se vislumbra uma panorâmica de até 70 quilômetros da região metropolitana de Tóquio.

Gráfico comparativo das alturas das principais torres de comunicações do mundo



O governo japonês espera que a "Árvore do Céu" impusione o número de visitantes estrangeiros, melhorando o desempenho do setor do turismo do Japão, que foi bastante prejudicado pelas tragédias sísmicas que atingiram o país no ano passado. O terremoto e a tisunami que ele desencadeou deram origem à pior crise nuclear experimentada por toda uma geração de japoneses, fazendo o número de turistas cair cerca de 27,8% em relação ao ano anterior, quando o país havia recebido 6,22 milhões de pessoas, de acordo com a Organização Nacional do Turismo do Japão. Com a inauguração da torre, cuja construção começou em 2008 e terminou em 29 de fevereiro último, a Terra do Sol Nascente espera atrair cerca de 32 milhões de turistas estrangeiros e japoneses já em seu primeiro ano de funcionamento.

Visão mais aberta da área de localização da Tokyo SkyTree

Em termos de segurança, segundo a empresa que opera o empreendimento, não haverá problemas, já que Tokyo SkyTree é equipada com tecnologia de ponta para conter os tremores de terra que atingem regularmente o Japão, uma das nações onde a atividade sísmica é mais constante.

O Guinness World Records, como é conhecido o livro dos recordes, reconheceu a Tokyo Skytree como a maior torre do mundo, deixando de lado o edifício Burj Khalifa, em Dubai, que tem 828 metros de altura, por causa da categoria: a primeira é uma torre e o segundo, um arranha-céu.

Aproveite e veja o vídeo promocional:







Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin