06 agosto 2012

Sara Menezes e Arthur Zanetti, nossos heróis dourados

A primeira medalha de ouro para o Brasil nas Olimpíadas de Londres veio logo no primeiro dia da competição e foi para Sara Menezes, uma menina, nordestina, de família pobre, que aos 10 anos começou a treinar judô escondido dos pais, numa demonstração de que a obstinação é o ingrediente principal em qualquer carreira de sucesso, mas principalmente nos esportes.

Sara participou dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, quando tinha apenas 18 anos, sofrendo uma dolorida derrota logo na primeira luta. Vida que segue, ela continuou treinando e foi bicampeã mundial júnior em 2008 e 2009. Em dezembro de 2010, conquistou a medalha de bronze no Grand Slam da cidade de Tóquio - Japão, evento do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô. Um ano depois, no Grand Slam de Paris - França, a menina piauiense repetia o feito e ganhava a medalha de prata.

Em 2011, nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, no México, Sara ficou com o bronze, depois de cair diante da cubana Dayaris Mestre numa das etapas preliminares. Ela é a primeira atleta a conquistar uma medalha de ouro para o judô feminino do Brasil, quebrando um jejum de 20 anos, já que a última foi ganha por Rogério Sampaio em 1992, nas Olimpíadas de Barcelona, na Espanha. Na luta final, ela derrotou Alina Dumitru, da Romênia, simplesmente a campeã olímpica em Pequim 2008.


Sara Menezes, orgulhosa, mostra sua medalha de ouro

Hoje, foi a vez de Arthur Zanetti, que conquistou a segunda medalha de ouro para o país, fazendo história no esporte verde e amarelo, já que é a primeira vez que um atleta brasileiro da ginástica chega ao topo do pódio em Jogos Olímpicos.



O campeão olímpico Arthur Zanetti comemora sua conquista

Atual vice-campeão mundial, Arthur Zanetti somou 15.900 pontos na disputa desta segunda, o suficiente para ficar à frente de todos os outros competidores. A prata ficou com o chinês Yibing Chen, que conseguiu 15.800 pontos e chegou como favorito para a prova, até porque havia conquistado o ouro dessa modalidade nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, na China, onde também foi o primeiro na disputa por equipes. A medalha de bronze foi para o italiano Matteo Morandi, que cravou 15.733 pontos.


Arthur Zanetti (centro), Matteo Morandi (esquerda) e Yibing Chen (direita) comemoram suas medalhas

Se o esporte amador brasileiro tivesse um pouco mais de atenção da iniciativa privada, e o governo federal pode viabilizar meios para que esse objetivo seja alcançado, tenho certeza, já poderíamos estar muito próximos das grandes potências esportivas do mundo, o que ficou bem claro no recado dado por Zanetti depois da conquista da medalha de ouro olímpica:

- Queria muito ganhar essa medalha não só para mim, mas para a ginástica toda, todos os clubes, para abrir portas para o Brasil todo. Espero que mude a ginástica no Brasil porque precisa mudar - afirmou o novo campeão olímpico.



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin