24 abril 2014

Para evitar um desgaste maior, governo federal decide acatar CPI da Petrobrás

Humberto Costa e José Sarney (foto: reprodução) 

Depois de esgotadas todas as manobras possíveis e imagináveis, o senador Humberto Costa, líder do Partido dos Trabalhadores - PT na Casa, anunciou nesta quinta-feira (24/04) que seu partido desistiu de recorrer ao Plenário do Supremo Tribunal Federal - STF contra a liminar concedida pela ministra Rosa Weber que determinou a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI exclusiva requerida por partidos da oposição para investigar supostas irregularidades na Petrobrás. Segundo o parlamentar, ao invés em vez de apresentar um recurso na Suprema Corte, sua bancada vai contribuir para a instalação do procedimento investigatório.

- Nós, do PT, resolvemos acatá-la integralmente e abrimos mão de recorrer para fazer andar mais rápido o processo de instalação da CPI - disse o líder em pronunciamento na tribuna do Senado, modificando a atitude tomada na noite de ontem (23/04), logo após a notícia de que a ministra havia deferido a liminar para investigação apenas da estatal do petróleo, ocasião em que afirmou que seu partido iria brigar no Plenário do STF.

A mudança de comportamento veio depois de uma reunião realizada na manhã desta quinta com o chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e lideranças aliadas, no Palácio do Planalto. No encontro, a discussão girou em torno da estratégia a ser adotada diante da decisão da Suprema Corte de impedir uma CPI ampla no Congresso. Derrotados, os governistas decidiram evitar discursos que pudessem passar a ideia de que o Planalto esteja tentando abafar as investigações contra a Petrobras, que na verdade, é o que vem sendo feito até aqui.

- Estávamos o tempo inteiro nos colocando frontalmente contra essa ideia porque sabíamos que seria usada pela oposição como espaço de debate político-eleitoral na tentativa de desgastar nosso governo. Mas, na medida em que o Supremo definiu, vamos para a CPI e vamos tentar evitar que ela vire um embate político - explicou Costa, tentando, obviamente, desfazer a saia justa criada com a tentativa de embarreiramento das investigações, que são necessárias, a partir do momento em que a Petrobrás foi colocada em situação de risco por iniciativas até aqui não explicadas, o que gerou prejuízos consideráveis, além da perda de confiança no mercado petrolífero internacional.

Aliás, para quem não se lembra, Humberto Costa tem grande experiência em situações de crise. Ele era o ministro da saúde do governo Lula quando estourou o escândalo da "Operação Vampiro", detonada pela Polícia Federal, que investigou a contratação de hemoderivados pelo Ministério da Saúde entre os anos de 1990 e 2004, cujas fraudes licitatórias resultaram em um rombo de R$ 2,3 bilhões aos cofres públicos.





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin