05 junho 2009

Dia Mundial do Meio Ambiente




O mundo comemora hoje o DIA DO MEIO AMBIENTE. Comemora simbolicamente, é claro, porque na prática não há nada a comemorar! Aliás, nesta data, ao invés de se deixar envolver por uma atmosfera de festa o ser humano deveria parar, refletir e tomar decisões que realmente façam alguma diferença na luta pela preservação do planeta. Aplaudir as boas iniciativas é correto, mas reconhecer que ainda há um longo caminho a se percorrer é uma necessidade, uma obrigação. É assumir uma realidade que pode representar o recomeço ou o fim dos tempos.


O aquecimento global não vai interromper seus efeitos prá comemorar nenhuma data inventada pelo ser humano. Sua marcha é inexorável! O mundo, sim, precisa se unir contra ele, buscar alternativas de uma subsistência sem agressões ao meio ambiente, sustentável, como gostam de dizer os que menos fazem pela proteção do chão em pisamos, do único espaço no universo infinito onde podemos existir.



O fogo que devasta a FLORESTA AMAZÔNICA não vai ser apagado apenas pela força do pensamento dos ambientalistas e cidadãos conscientes. É preciso que haja uma ação contundente das autoridades responsáveis pelo setor. É preciso que haja vontade política, maior e mais forte que o interesse pelo poder ou a corrupção.




A beleza da AMAZÔNIA não será preservada se ela for entregue aos que "promovem grilagem de terras", como afirma a senadora MARINA SILVA na carta enviada à Presidência da República para pedir vetos à medida provisória nº 458/2009, que "regulariza" a posse de terras naquela área.




Na SEMANA DO MEIO AMBIENTE é muito comum se perceber uma preocupação quase universal com o ar, o solo, a água e as florestas. Aqui no BRASIL, por exemplo, o Presidente da República até recebeu os atores CHRISTIANE TORLONI e VICTOR FASANO, líderes do movimento AMAZÔNIA PARA SEMPRE, que lhe entregaram um manifesto, isto, depois de 09 (nove) meses de espera. Aliás, segundo as más (ou boas?) línguas, eles só foram recebidos no Planalto pela pressão da mídia, e claro, porque LULA não ia perder a oportunidade de se promover à custa do meio ambiente. Depois tudo cai no esquecimento!


As autoridades brasileiras responsáveis pela preservação da AMAZÔNIA, mas principalmente os nossos políticos, e aí a sociedade brasileira precisa usar seu poder de pressão, precisam compreender que não basta se encher de fleuma e bradar aos quatro ventos que ela "é nossa". Precisamos, sim, mantê-la viva, para o nosso próprio bem e bem de toda a humanidade.





O DIA DO MEIO AMBIENTE PRECISA SER TODO DIA!!!

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

14 comentários:

  1. Este ano - principalmente - não temos nada a comemorar. Que a data sirva para uma mobilização da sociedade civil para mostrar às Vossas Excelências - que sustentamos com o nosso trabalho - que nem sempre aceitamos o que eles decidem fazer com a nossa terra, a nossa água e o nosso ar.

    ResponderExcluir
  2. Bela postagem, Carlos Roberto.

    Achei muito triste, mas muito verdadeiro quando você diz que "o aquecimento global não vai interromper seus efeitos prá comemorar nenhuma data inventada pelo ser humano. Sua marcha é inexorável! O mundo, sim, precisa se unir contra ele, buscar alternativas de uma subsistência sem agressões ao meio ambiente, sustentável, como gostam de dizer os que menos fazem pela proteção do chão em pisamos, do único espaço no universo infinito onde podemos existir". O "unico espaço do universo onde podemos existir"! Me lembra um vídeo do You Tube: O Pálido Ponto Azul. Você já viu? Todos deviam ver, prá valorizar mais o planeta.

    Vida longa ao meio ambiente, Carlos. Parabéns pelo texto.



    O fogo que devasta a FLORESTA AMAZÔNICA não vai ser apagado apenas pela força do pensamento dos ambientalistas e cidadãos conscientes. É preciso que haja uma ação contundente das autoridades responsáveis pelo setor. É preciso que haja vontade política, maior e mais forte que o interesse pelo poder ou a corrupção.

    ResponderExcluir
  3. Oi, pessoal, desculpem!

    Esqueci da segunda parte do texto que eu queria comentar: "O fogo que devasta a FLORESTA AMAZÔNICA não vai ser apagado apenas pela força do pensamento dos ambientalistas e cidadãos conscientes. É preciso que haja uma ação contundente das autoridades responsáveis pelo setor. É preciso que haja vontade política, maior e mais forte que o interesse pelo poder ou a corrupção".

    Você disse tudo e mais um pouco, Carlos. Muito mais do que vontade política, o que está faltando há muito tempo, é preciso que ela seja maior que a corrupção que impera hoje no Brasil!

    ResponderExcluir
  4. Essa luta é de todos nós, e não podemos esmorecer.

    A sociedade brasileira é mal informada, ou melhor, mal educada sobre o assunto, por isso não participa mais, é facilmente manipulada.

    Por isso a nossa luta é importante! Parabéns ao blog pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  5. É verdade, gente. Precisamos nos unir mais, participar mais dessa briga. São poucos, muito poucos, lutando pelos interesses de todos, e isso não é justo.

    Você tem razão, Carlos, quando diz que é preciso educar melhor o cidadão sobre o assunto meio ambiente, principalmente as crianças.

    Estou com vocês pessoal do PITACO!

    ResponderExcluir
  6. Você tem razão, meu irmão Roberto!

    Muito bonita a luta de vocês. Vou participar um pouco mais desse embrulho. Estou com vocês.

    Os problemas do meio ambiente deixaram de ser simplesmente uma lenda e estão aí, batendo na nossa porta. Precisamos acordar!

    Belo trabalho de vocês!

    ResponderExcluir
  7. Ninguém pode fugir dessa luta! Estou com vocês!

    "As autoridades brasileiras responsáveis pela preservação da AMAZÔNIA, mas principalmente os nossos políticos, e aí a sociedade brasileira precisa usar seu poder de pressão, precisam compreender que não basta se encher de fleuma e bradar aos quatro ventos que ela "é nossa". Precisamos, sim, mantê-la viva, para o nosso próprio bem e bem de toda a humanidade".

    Estou dizendo "PRESENTE"!

    ResponderExcluir
  8. Estamos juntos nessa luta!

    Vlw pessoal!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu não me perdoaria se não deixasse aqui o meu comentário, minha pequena contribuição.

    Achei o texto maravilhoso, Carlos. Aliás, ao invés de meu deputado federal preferido, vou acabar te convencendo a se tornar um jornalista, que será o meu preferido também, é claro.

    Concordo plenamente com a afirmação de que "as autoridades brasileiras responsáveis pela preservação da AMAZÔNIA, mas principalmente os nossos políticos, e aí a sociedade brasileira precisa usar seu poder de pressão, precisam compreender que não basta se encher de fleuma e bradar aos quatro ventos que ela "é nossa". Precisamos, sim, mantê-la viva, para o nosso próprio bem e bem de toda a humanidade".

    Mas prá isso, Carlos, É PRECISO VARRER A CORRUPÇÃO!!!

    Parabéns à equipe do blog!

    ResponderExcluir
  10. Acho que o texto disse tudo o que devia ser dito, e o que nele porventura faltou já foi acrescentado pelos comentários, todos ótimos, de muita raça e participação.

    Estou com vocês, pois essa missão é de todos nós!

    ResponderExcluir
  11. É Roberto, você tem razão quando diz "O aquecimento global não vai interromper seus efeitos prá comemorar nenhuma data inventada pelo ser humano. Sua marcha é inexorável! O mundo, sim, precisa se unir contra ele, buscar alternativas de uma subsistência sem agressões ao meio ambiente, sustentável, como gostam de dizer os que menos fazem pela proteção do chão em pisamos, do único espaço no universo infinito onde podemos existir."
    "O fogo que devasta a FLORESTA AMAZÔNICA não vai ser apagado apenas pela força do pensamento dos ambientalistas e cidadãos conscientes."

    Seu texto é um grito de alerta pra todos que se dizem ambientalista ou preocupados com o meio ambiente.....porque ele nos dá a noção exata de que não conseguiremos combater esse cancer do planeta apenas com datas comemorativas, com palavras e muito menos com a força do pensamento. Precisamos sim arregaçar as mangas da nossa pseudo capa de ambientalista e começar a conscientização em nossos lares, em nosso círculo familiar, em nossos círculos de amizade....tentando conscientizar cada pessoa que conhecemos, só assim teremos o que comemorar no DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE.
    Parabéns pelo texto...parabéns pelo grito de alerta.

    ResponderExcluir
  12. Meu caro Dr. Roberto:

    Me perdoe a demora mas o dia hoje foi pesado. Eu não ia ficar em paz com a minha consciência se não viesse aqui deixar o meu PITACO, porque tinha que você não ia deixar passar em branco o DIA DO MEIO AMBIENTE.

    E valeu a pena. O texto está lindo!

    Todos os comentários estão perfeitos, mas como disse a moça Adiléia, a gente precisa realmente arregaçar as mangas e começar a trabalhar a nossa própria consciência e a consciência dos nossos filhos, dentro da nossa própria casa.

    Os últimos acontecimentos, os fatos e própria ciência estão aí para mostrar que a sua preocupação é justificada e que o planeta realmente está em risco.

    Eu me orgulho de ser seu amigo, ECO-CHATO!

    Estaremos sempre juntos!!!

    ResponderExcluir
  13. Lia Tomazinni

    Eu tenho uma comunidade no ORKUT chamada "O PÁLIDO PONTO AZUL", cuja criação se baseou exatamente no vídeo do YOUTUBE referido por você. Vou mandar o endereço dela prá você por email.

    ResponderExcluir
  14. Queremos fazer um agradecimento a todos que aqui postaram comentários sobre o DIA DO MEIO AMBIENTE.

    Muitos blogs, inclusive alguns patrocinados e bem mais antigos que o nosso, não recebem, num só dia, tantos comentários sobre um assunto. Acredito até que muitas opiniões deixaram de ser postadas porque algumas pessoas ainda têm dificuldades no manuseio dessa ferramenta.

    Prá que vocês tenham uma idéia, de ontem prá hoje, a nossa página teve mais de 120 (cento e vinte) acessos.

    Mas não esqueçam: continuem a pedir que os amigos acessem a página e comentem os diversos temas que aqui são postados. O desenvolvimento do blog depende disso!

    Obrigado a todos...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!