26 janeiro 2010

NOVA IGUAÇU: CIDADE SEM LEI!

O jornal O GLOBO (15/01) divulgou um suplemento dedicado aos 177 anos da CIDADE DE NOVA IGUAÇU, e nele incluiu uma entrevista do prefeito LINDBERG FARIAS, que segundo a matéria, está "prestes a deixar a prefeitura para concorrer a uma vaga de senador nas eleições de outubro". A entrevista tem uma passagem que chamou minha atenção. Foi quando o repórter perguntou ao prefeito o que ele "gosta de fazer na cidade". Eis a resposta:

- Gosto de pedalar pelas regiões da Reserva do Tinguá, de Jaceruba e de Adrianópolis. Há trilhas fantásticas. Também sou apaixonado pela Serra de Madureira, que costumo subir com frequência. É um forte teste de resistência. Lá, há um caminho lindo até o Parque Municipal de Nova Iguaçu. Gosto também de ir a restaurantes como o Forneria Frotté, o Akira e o Bistrô Mont Blanc.


Se ele frequenta os restaurantes mencionados eu não sei, até porque o meu poder aquisitivo não permite tais opções. Agora, quando vai pedalar ou caminhar pelas reservas de Tinguá, Jaceruba e Adrianópolis, além da Serra de Madureira, o que o prefeito faz é se esconder da população e dos problemas da verdadeira "cidade de Nova Iguaçu", coisa que ele faz desde que se elegeu pela primeira vez. Eu, por exemplo, que moro e sou estabelecido profissionalmente quase em frente à sede da prefeitura há cerca de 15 (quinze) anos, só vi o prefeito uma vez, e assim mesmo no calçadão, na última campanha eleitoral, ocasião em que ele, convenhamos, tem que aparecer prá apertar mãos e dar tapinhas nas costas das pessoas e beijinhos nas crianças. Isso é parte do ritual de campanha.




Esse costume de preferir as áreas turísticas e os restaurantes sofisticados explica porque o centro da CIDADE DE NOVA IGUAÇU vive mergulhado num verdadeiro caos, sem nenhuma providência efetiva do Poder Executivo que ele representa. Obras iniciadas às vésperas das últimas eleições e até hoje inacabadas, entre outras de péssima qualidade, que já começam a se deteriorar, aliadas a um trânsito caótico, sem o necessário planejamento de uma engenharia competente, e gerenciado por uma guarda municipal despreparada, infernizam a vida da cidade e do cidadão que paga impostos.




O calçadão e as calçadas do município, invadidos por ambulantes e produtos de todas as espécies e procedência, transformam a vida das pessoas, principalmente das mais idosas, e mulheres grávidas ou com crianças ao colo num verdadeiro suplício, já que precisam utilizar as pistas de rolamento para circular pela cidade, arriscando as próprias vidas.




Fiscais encarregados da postura, sem qualquer compostura, matam o tempo, à espera do salário no fim do mês, pendurados em aparelhos celulares ou atentos ao desfile de mulheres ou homens (de acordo com a preferência de cada um, claro!) que circulam pelo calçadão.



O funcionário responsável pela fiscalização do trânsito, estacionado em local proibido, fala ao telefone celular, sem nenhuma procupação com o exercício da função que o cidadão paga prá ele exercer
.



A população sofre ainda, a qualquer chuva um pouco mais intensa, com o alagamento de ruas e a invasão de
suas casas pelas águas pluviais, que retornam pelos ralos em razão de esgotos e galerias entupidas e sem qualquer manutenção há anos, o que acontece até mesmo na cara da prefeitura da CIDADE DE NOVA IGUAÇU.

As fotos que ilustram essa postagem dão bem a idéia do que se afirma, mas quem quiser se aprofundar um pouco mais é só dar uma olhadinha nas fotos que vêm sendo tiradas desde 2008. Elas documentam, com detalhes, a baderna que impera na cidade. Clique aqui e confira as quase 200 fotos da baderna da CIDADE DE NOVA IGUAÇU.

E cá entre nós, quem leu a entrevista de LINDBERG quase acredita que "hoje, as pessoas têm orgulho de ser daqui", e mais absurdo ainda, que "a classe média de Nova Iguaçú não quer mais se mudar para a Barra". Se isso fosse verdadeiro, porque é ele mora na Barra?

É assim que funciona a tática demagógica e eleitoreira de LINDBERG: o absurdo que ele diz é tão grande que parece verdadeiro! Ele mesmo acaba acreditando! E o povo, esse pobre coitado, não pára prá pensar e se deixa enganar!

Na verdade, LINDBERG veio para a aventura de Nova Iguaçu visando o governo do Estado, que ele não vai tentar agora prá não atrapalhar a reeleição de SÉRGIO CABRAL, importantante parceiro de LULA na tentativa de guindar DILMA ROUSSEFF à presidência da República.

No finzinho da reportagem ele ainda registra: "se for eleito, vou me tornar o senador da Baixada Fluminense". Que fofo!

Mas cuidado eleitor amigo! Se você bobear, vai acabar acreditando nisso e votando nele. Ele já acredita, acredite!

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

20 comentários:

  1. Que pena ... O Rio de Janeiro assim como São Paulo, vão se acabar aos poucos, o povo morre mas não aprende a dar valor ao seu país.
    Todos contribuem para nada dar certo.
    Uns jogam lixo nas ruas,outros destroem os orelhões, outros fazem xixi nas ruas, outros pixam os muros e monumentos,outros destroem praças e jardins.outros poem jogos em ônibus e trens,enfim é o caos instalado no Brasil.
    Eu amo o meu país e o meu povo, mas temos que acordar e mudar rápido antes que tudo se acabe .

    ResponderExcluir
  2. olha como nova iguaçu fica quando chove que vergonha

    ResponderExcluir
  3. nova iguaçu esta uma vergonha na hora de pedir votos eles aparecem depois somem todos o sr prefeito lindinho cade o lixeiro olhe um pouco mais por comendador soares essas torres aqui em rosa dos ventos esta um nojo quando chove fica agua parada olha a dengue olhe mais p esse povo sofrido que estao todos abandonados povo esse que vc bateu na porta nas eleiçoes p pedir votos agora cade nova iguaçu esta abandonado rosangela anjos

    ResponderExcluir
  4. Todo cidadão um pouco mais esclarecido e de mais recursos (me refiro à internet) deveria ter a preocupação de divulgar, informar, mostrar aos menos esclarecidos quem são os nossos políticos. Nós sabemos, mas eles são enganados.

    As fotos que estão na internet não deixam espaço para discussões. Nova Iguaçu está uma vergonha! Não tem governo! não tem gestão! Não tem lei nem ordem!

    Parabéns ao blog!

    ResponderExcluir
  5. Eu não moro na Barra, mas com certeza não teria "orgulho" nenhum por morar numa cidade onde a bagunça é a regra.

    As fotos realmente são impressionantes! Como é que um administrador permite que as coisas cheguem a esse ponto. Qual é a função de um prefeito, afinal de contas? E ele ainda quer ser senador? Não vai ter o meu voto, com toda a certeza.

    As fotos da cheia em frente à prefeitura são assustadoras. Quanta omissão, hein!

    ResponderExcluir
  6. Com todo o respeito que merece o povo de Nova Iguaçu, eu também não teria nenhum orgulho de morar num lugar como esse. Também fiquei impressionada com as fotos, e cá entre nós, admirada pelo trabalho. As pessoas deveriam dar mais atenção a isso, pois só assim o seu voto seria melhor endereçado.

    O título "NOVA IGUAÇU: CIDADE SEM LEI!" ficou perfeito por tudo o que está sendo mostrado, mas principalmente por aquela patrulha da PM parada na frente dos camelôs vendendo CD's piratas. Uma vergonha.

    O senhor Lindberg, em termos administrativos, é igual a todos os outros políticos, e como homem não vale a comida que come. Basta ver a atitude dele hoje em relação ao governador do Estado, a quem ele tanto criticou e de quem agora se torna aliado. Vale tudo pelo poder, e o povo que se dane!

    Parabéns pelo blog, Carlos Roberto.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns! Carlos as fotos ficaram perfeitas. Mas não há que se contestar pois contra fatos provados não há argumentos. Esta é a realidade de Nova Iguaçu, ter cara bonita não resolve os problemas da população, o que tem que haver é atitude de encarar esses fatos, e saber usar o dinheiro público em benefício do povo e não usar a miséria do povo para se promover a que se concordar nova iguaçu esta uma verdadeira bagunça tudo esta fora do lugar, verdade é que o prefeito Lindinho não trocaria a barra da tijuca para morar nesse caos que a Cidade de nova iguaçu.Até Quando vamos viver com essa situação? FALA PREFEITO!!

    ResponderExcluir
  8. Nova Iguaçu virou um rio de lamas, as eleições estão ai será que o povo vai votar mas uma vez neste políticos com carinha de bonitinho?
    Obs:O tapa buraco do prefeito agora e de cimento para quem quiser ver na subida do Afrânio com a última chuva arrancou o asfalto parecia até uma cachoeira a Prefeitura veio colocou cimento não adiantou nada o buraco continua lá. O nosso dinheiro de imposto está aonde adivinhe quem quiser.
    Parabéns! Carlos pelo seu blog e o que estava faltando.

    ResponderExcluir
  9. Eu não gosto de política mas ela é necessária. Tenho pavor de discutir política mas as vezes é preciso. Eu morei em Nilópolis, onde a situação é igual a de Nova Iguaçu.

    É tudo uma grande vergonha, a gente se sente até deprimido porque não pode fazer nada. Somos obrigados a assistir tudo o que está acontecendo no Brasil, mas não temos nenhum poder.

    Eu estive em Nova Iguaçu a alguns dias e posso dizer que o que está escrito no blog é a mais pura realidade. A cidade está um lixo. Quase não consegui chegar à rodoviária prá pegar um ônibus para Rio das Ostras onde moro porque tinha chovido e as ruas estavam intransitáveis.

    Outras pessoas deviam tomar iniciativas como essa e divulgar mais a realidade de suas cidades prá que o povo tivesse um pouco mais informações. Pode ser que isso ajude a mudar porque é preciso mudar.

    Dou parabéns ao blog pela coragem e pelo trabalho (que deve ter sido cansativo porque foram quase 200 fotograficas).

    ResponderExcluir
  10. Como é que o cara pretende ser o "senador da Baixada Fluminense" se ele não consegue ser o "prefeito de Nova Iguaçu"?

    ResponderExcluir
  11. O senhor não vai lembrar de mim Dr. Carlos Roberto. Eu sou funcionário da prefeitura de Nova Iguaçu (por isso não posso mim identificar) e estava no grupo que trabalhou na ligação da rede de água do hospital da Amil, do lado da prefeitura.

    No dia que tava trabalhando choveu muito e a Ataide Pimenta encheu. O comentário de um dos chefes foi de que isso só acontece porque a limpeza das galeria e bueiros não é feita a muitos anos. O seu trabalho tá certo. O senhor tá fazendo um favor ao eleitor. É como diz o Boris Casoi - isso é uma vergonha!

    ResponderExcluir
  12. Gostei da pergunta feita pelo Raphael Bruno: "Como é que o cara pretende ser o "senador da Baixada Fluminense" se ele não consegue ser o "prefeito de Nova Iguaçu"?

    Aliás, ele não sabe nem se é amigo ou inimigo do Ségio Cabral. Na verdade, ele é um político oportunista. É um daqueles caras que vai atrás da melhor oportunidade. É igual a cocô na vala!!!

    ResponderExcluir
  13. Eu vi e prestei muita atenção em cada uma das fotografias postadas no álbum. Não dá pra negar que Nova Iguaçu, me perdoe o povão da cidade, é um balaio de gatos.

    Belo trabalho do blog. É preciso informar e esclarecer, sempre e cada vez mais.

    ResponderExcluir
  14. Eu ja disse em diversas oportunidades o que eu acho do atual governo iguaçuano,com as devidas excessões, é um fracasso.
    Postei diversas vezes comentarios em meu blog
    ducagoncalves.blogspot.com
    Abs

    ResponderExcluir
  15. Eu não sei porque tantas criticas ao prefeito Lindiberg Farias. Ele é igual aos outros prefeitos. Nilópolis, por exemplo, está podre e ninguém critica o Sergio Sessin. Me desculpem mas essa é a minha opinião.

    ResponderExcluir
  16. Não costumo me manifestar sobre os comentários feitos no blog, que são livres. Mas quero dizer duas palavrinhas ao amigo "Anônimo" aí de cima, cuja participação eu agradeço.

    Em primeiro lugar, você não precisa se desculpar porque sua opinião contraria alguma outra deixada no blog. Ela é sua e assunto encerrado. Esse espaço aqui é democrático.

    Só não concordo quando você diz não entender as críticas ao prefeito de Nova Iguaçu porque "ele é igual aos outros prefeitos". Essa é a tática geralmente usada pelos partidos. Quando o PSDB acusa o PT de um ato de corrupção, por exemplo, seus dirigentes se defendem dizendo que o mesmo ato também já teria sido praticado pelo PSDB, como aconteceu no caso do "mensalão". Essa atitude, na idéia do político atual, parece justificar o êrro cometido, e pior que isso, imunizar quem o comete, o que é errado.

    Concordo quando você diz que todos eles são iguais, mas um êrro não pode justificar o outro. A omissão, a incompetência e a negligência de um administrador público não justificam a de nenhum outro, e se o fato configurar crime, os dois deveriam para a cadeia!

    ResponderExcluir
  17. Este é o oportunismo que vigora em "noçço paíz".. Triste, né? Esse "lindinho" sempre viveu de baderna e, pelo visto, agora como político não trabalha. Aliás, bem parecido com nosso presiMENTE! E para não atrapalhar o sergio mallandro, o qual nem se dignou ir ver a tragédia de Angra dos Reis no dia que desabou, agora resolve candidatar-se a senador.. provavelmente para ficar sem trabalhar e se esconder em Brasilia! Agora que os fluminenses não mais o verão!!

    ResponderExcluir
  18. muito inteligente fiquei imprencionada com as
    fotos das enchentes comento sobre elas com muita gente que conheço. infelizmente é sobre minha nova iguaçu terra que tanto amo preferia que nada
    disso fosse verdade , gostaria de sentir mais orgulho da cidade onde moro.pena que o poder esta consentrado nas mãos de poucos que mal sabe pra que lado fica a av. nilo peçanha mas isto pode mudar.se as pessoas começaren a enchergar com os olhos da razão na hora de votar.

    ResponderExcluir
  19. Nova Iguaçu realmente está uma vergonha, mas fiquei pasma quando vc falou que não tem cash para a forneria por exemplo... caso você frequente o rodízio da parme ou a pão e pizza, logo você tem como ir a essa maravilhosa e aconchegante "pizzaria".

    ResponderExcluir
  20. cader os secretario de obrams de nova iguaçu, q nao o brigam os condominius a contruirem redi de tratamento de esgotos.nava iguaçu vai acabar no menho de merda

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!