28 fevereiro 2010

TILLIKUM, UMA BALEIA ASSASSINA?



A morte de DAWN BRANCHEAU, uma treinadora de baleias, colocou as orcas no banco dos réus. O incidente aconteceu em SeaWorld, nos Estados Unidos, parque famoso pelos shows acrobáticos estrelados por baleias e golfinhos. Ela foi atacada pela baleia TILLIKUM, um dos maiores machos cativos do mundo, que a agarrou quando ela o alimentava fora da piscina e arrastou seu corpo para o tanque. Foi um choque para todos os turistas que assistiam a cena de agressividade surpreendente do animal, chamado de killer whale, ou baleia assassina em uma tradução literal.

Posso estar cometendo um grande equívoco, mas acho absurda a forma como a imprensa americana vem tratando o caso. Uma reportagem de uma rede de TV, por exemplo, classifica TILLIKUM como um animal problemático e de péssimos antecedentes, porque "já teria se envolvido" em outros dois ataques no passado. A baleia teria um comportamento anti-social e por isso já estava isolada de outras baleias. Um de seus 17 filhos, também estrela cativa de SeaWorld, já foi acusado de ser agressivo.

Por que uma baleia, animal conhecido por ser um grande caçador quando livre na natureza, tem que se comportar como um gatinho manso em tanques de cativeiro? O que quer a imprensa americana dizer quando afirma que ela "é uma baleia com histórico ruim"? Será que vão prende-la e condená-la à pena de morte? Será que vão continuar a filmar e fotografar TILLIKUM como se ele fosse realmente um criminoso?

Todo mundo sabe que as baleias são animais muito inteligentes e que por seu tamanho e força podem se tornar perigosas, mas acusá-las de assassinato, por favor, é violar todas as regras do bom senso.

Seria mais fácil, justo e correto que os americanos assumissem que usar animais em apresentações públicas para ganhar dinheiro é imoral e potencialmente arriscado para todos os envolvidos, o que aliás já é proibido nos circos do mundo inteiro, em razão da comprovada crueldade contra os animais. Prender um animal de mais de 10 toneladas e 15 metros de comprimento em tanques pequenos, para escravizá-los em apresentações de acrobacias diárias, com certeza, é uma covardia, principalmente quando se sabe que por detrás de tudo isso se esconde a ambição humana. Um ingresso para o SeaWorld, um dos parques mais lucrativos da Flórida, custa U$ 121 (cerca de R$ 300).

O que se espera é que a morte de DAWN BRANCHEAU sirva de lição, e que a justiça americana faça as investigações necessárias, não para punir TILLIKUM, uma vítima do "homem civilizado", mas para apurar a responsabilidade dos proprietários do SeaWorld, mais especificamente da pessoa que o comprou em 1992, sem dar ouvidos aos apelos de entidades ambientais que pediam a reintrodução do animal aos mares da Islândia, de onde, convenhamos, ele nunca deveria ter sido tirado.

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. É realmente um absurdo. É como na história do King Kong: tiram o animal do seu habitat e depois querem que se transforme num bichinho de estimação.

    Mas no caso da baleia Tillikum, não acredito que tenha agido de forma intencional. Acho que os cabelos da treinadora é que foram a causa de tudo. Prá mim foi um acidente.

    ResponderExcluir
  2. Também concordo que seja um absurdo, mas na minha opniao o SeaWorld tem também um papel de educador. Antes dos shows de baleias orcas era normal a caça desse tipo de baleia, e como o nome diz, achavam que era perigosa apesar dela não atacar pessoas. Foi um acidente.

    ResponderExcluir
  3. eu sei de tudo sobre as orcas,e sei que as orcas não são assacinas eles são animais muito inteligentes,considerado um dos animais mais inteligentes do mundo cação de formas diferentes e comem presas diferentes como:arraias,peixes,pinguins,focas e tubarões,eles não matam pessoas até hoje não foram constatados mortes de pessoas em mar aberto ,só que acontece em parques aquáticos porque as vezes o animal não se acustuma ao ambiente e são feitos 5 shows por dia,asim já é de mais não é isso mexe muito com a cabeça delas deixam elas malucas e tambem acontece casos de extressar.

    ResponderExcluir
  4. Nossa a DAWN BRANCHEAU, nunca devia ter sido treinadora de baleias . isso foi um grande erro . mas foi ela que escolheu , escolheu a morte .

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!