03 maio 2010

COISAS QUE VOCÊ NÃO SABE SOBRE MIM!



Para início de conversa, tenho que pedir desculpas às amigas Maria Marçal, Vera, Eninha Campos, Sandra Paula e Isma, primeiro pela demora em atender aos convites que me enviaram, depois, pela minha ignorância sobre alguns temas tratados pela internet. Vocês podem rir à vontade, mas as meninas que mencionei acima me pediram para participar do meme, escrevendo sobre "seis coisas que você não sabe sobre mim". Mas o que é um meme? Como poderia eu responder aos convites sem saber exatamente sobre o que devia falar?

Ah, mas eu fui buscar e descobri! Um meme é a unidade mínima de informação da memória. É como um bit, um átomo, um gene. Algo como uma pequena partícula, só que de lembrança. Não deu para entender? O portal Wikipédia diz que "os memes podem ser idéias ou partes de idéias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autônoma".

Na blogosfera, a palavra meme significa um post que se multiplica por vários blogs, sendo que cada blogueiro personaliza da sua maneira. Um blogueiro pode, por exemplo, votar em cinco blogs e pedir que os blogueiros votados votem em outros cinco blogs à livre escolha de cada um deles. Vocês conseguiram entender?

Então vamos lá! Vou tentar lhes passar as tais "seis coisas que vocês não sabem sobre mim" e só espero que a decepção não seja muito grande.


Amilcar e Geny
PRIMEIRA
Sou de família pobre. Meu pai, Amilcar de Oliveira, e minha mãe, Geny Bellate de Oliveira, lutaram muito para educar a mim e meus irmãos, Fernando, formado em engenharia, e Paulo, que é biólogo. Comecei a trabalhar aos 14 anos, no escritório de um advogado amigo da família. Sempre fui batalhador: antes do escritório, como o dinheiro do meu pai mal dava para sustentar a casa, eu fazia pipas para vender; colecionava gibis e revistas (Capricho, Sétimo Céu, etc); apanhava coquinho ou jeribá (mais conhecido como coquinho de catarro) e vendia tudo na feira, aos domingos. Terminei o ginásio com 16 anos e parei de estudar. Voltei aos 19 e aos 22 terminei o curso de contabilidade, mas nunca suportei a profissão.


SEGUNDA
Meus pais se separaram quando eu tinha 21 anos de idade. Eu fiquei com meu pai porque achava que ele não podia ficar sozinho. Meus irmãos seguiram minha mãe. Uma reconciliação foi tentada, mas durou pouco. Eles brigavam muito e a coisa chegou a um ponto que eu, como filho mais velho, tive que tomar a iniciativa de mandar meu pai sair de casa, antes que algo pior acontecesse. Sei que fiz a coisa certa, mas sofri muito, e a lembrança desse fato ainda me faz sofrer até hoje. Eu já era um rebelde e acho que isso só me fez piorar, prejudicando minha vida pessoal e profissional. Apesar de extrovertido, o que sempre atraiu muitas amizades, nunca deixei as pessoas se aproximarem muito de mim. Sempre tive medo perder. 


Fernanda e Paula
TERCEIRA
Casei-me aos 25 anos e me separei aos 31, quando tinha duas filhas, Fernanda e Paula, hoje formadas em publicidade e fisioterapia, respectivamente. Um ano depois conheci uma outra pessoa, com quem passei a viver. Essa união durou cerca de 2 anos, e acabou por problemas financeiros, os mesmos que me levaram também a abandonar a faculdade de Direito que eu cursava. Eu estava no 3º anos (6º período no sistema atual) quando parei.


QUARTA
E como miséria pouca é bobagem, logo depois, no início do ano de 1985, perdi meu pai, meu maior amigo, apesar de todos os problemas em que a vida nos defrontou. Eu não conseguia aceitar a morte dele!

Durante cerca de 6 meses, desempregado e morando com minha mãe, eu me sustentei vendendo bijuterias de prata, muito em moda na época.


QUINTA
Num domingo, no mês de outubro de 1985, eu me deitei prá dormir e acordei com o meu pai dentro do quarto. Mais surpreso do que assustado, até porque aquilo prá mim era um sonho, travamos um diálogo mais ou menos nestes termos:

- Como é que você pode estar aqui, pai?

A resposta foi simples: - Me foi dada a opção de sair de onde eu estou, uma única vez, prá falar com você. Não posso me demorar! Vim aqui prá dizer que você precisa sair da vida que você está vivendo. Pare de sofrer por minha causa! Acredite, eu sou feliz! Onde estou eu tenho paz! Vivo num lugar maravilhoso! Não pense mais em mim, ao menos com tristeza! Levante sua cabeça, volte a trabalhar em alguma coisa mais segura, mas sobretudo, dê um jeito de voltar para a faculdade. Se você não for um advogado, não será nada, porque é isso que você gosta de fazer!

Então, respondi: - Pai, eu não posso voltar! Não tenho dinheiro prá pagar as mensalidades do período em que a minha matrícula ficou trancada, nem para aquelas que se vencerem daí em diante! Entenda isso!

Aí, ele respondeu: - Não importa! Vá à faculdade! Você tem amigos! Acredite nisso!

Nesse ponto eu acordei. Ou será que não foi um sonho? Muita gente diz que não!

No dia seguinte, segunda-feira, saí de casa de manhã e fui à faculdade. Até hoje não sei o que me levou até lá, mas fui!

Quando entrei no saguão, dei de cara com um dos filhos do dono da faculdade, que tinha sido meu colega de turma e se formava naquele ano de 1985. Ele se aproximou, me deu um abraço, e me criticou por haver abandonado o curso de Direito. Eu tentei passar prá ele tudo o que estava acontecendo comigo, mas não consegui e comecei a chorar!

Ele ficou constrangido e me levou para um canto do saguão, e depois que eu me controlei, ele perguntou:

- Por que você não volta? A resposta foi simples: - Cara, eu quero voltar, eu preciso voltar, mas como já expliquei, estou desempregado. Como é que eu vou pagar as mensalidades atrasadas, fazer matrícula e arcar com as mensalidades que se forem vencendo?

Ele me respondeu: Não seja idiota, Roberto! Quem disse que você vai ter que pagar tudo isso? Você tem amigos, porra! (desculpem, mas essa foi a expressão que ele usou).

Renovei minha matrícula no 3º ano de Direito. Voltei à faculdade em março de 1986. Naquele mês, mesmo sendo um estranho no ninho (eu não conhecia ninguém na turma para onde fui designado), ganhei a eleição para o cargo de representante de turma, e no final do ano letivo, reativei o Diretório Acadêmico que estava fechado há cerca de 10 anos e fui eleito seu presidente. Colei grau no dia 22 de janeiro de 1989. Sou advogado há 21 anos. Não foi fácil chegar até aqui, e não está sendo fácil sobreviver, mas estou na luta!


Raphael Bruno
SEXTA
Mas um pouco antes disso, quando estava para me formar, esbarrei novamente com aquela moça a que já me referi linhas acima, e voltamos a morar juntos. Aí nasceu o Raphael Bruno, meu terceiro filho. Dois dias antes dele completar 7 anos, sua mãe foi morta num assalto, na porta de casa, em Nova Iguaçu - RJ. A vida seguiu seu curso normal, e o meu filho hoje tem 21 anos de idade, tem vários cursos na área de internet, que é o que ele gosta de fazer.

Não temos muita coisa, mas estamos juntos, lutando por uma sobrevivência decente!

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

15 comentários:

  1. Olá querido amigo,

    Gostei de conhecer um pouco mais sobre o amigo.
    Uma história de vida difícil mas vitoriosa.Parabéns!
    Seus filhos são lindos.
    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  2. Caramba, Carlos Roberto! Não sabia de um décimo disso! Diante do seu relato, nem quero falar do MeMe. Quero falar de você.

    Essa sociedade corrompida em que a gente vive, se acostumou a aclamar os engomadinhos, que estudaram nos melhores colégios, depois nas melhores faculdades, e que conseguiram posições de destaque no mercado de trabalho mais como uma consequência de tudo isso do que por esforço propriamente dito. Muitos, nem isso, mas são chamados de "Vossa Excelência", quando não passam de "Vossa Excrescência" como já digo há um tempo.

    Será que esses homens, de vida linear, sem altos de baixos, tiveram mesmo sucesso ou sucesso é apenas sinônimo de dinheiro no bolso?

    Hoje, eu li a seguinte frase:

    "Rir com frequência e muito; ganhar o respeito de gente inteligente e a afeição das crianças... fazer do mundo um lugar melhor... saber que pelo menos uma vez a vida ficou mais fácil porque você a viveu. Isto é ter tido sucesso.

    Você, Carlos Roberto, é um homem de sucesso, a quem eu muito admiro.

    Com todos os altos e baixos, conseguiu criar 3 filhos nesse mundo onde até criar bicho tá difícil. O Rapha é um doce de rapaz e as meninas lindonas e talentosas.

    Carlos Roberto, tenho certeza que não vou ser a única a dizer que é uma honra tê-lo como amigo!

    ResponderExcluir
  3. nossa ,meu querido amigo passei o meme pra vc porque acreditei que tinha uma bela história de sucesso pra nós contar.Fico feliz por conhece-lo melhor .Deus o abençõe, a a paz

    ResponderExcluir
  4. Que história heim ?
    Muito bonita sua história de vida amigo !
    Tenha uma certeza na vida : Aquele diálogo com seu pai não foi sonho e Você ( permita chamar assim ) tem muita sorte , ou crédito , de ter tido esta permissão que mudou sua vida .
    Parabéns por isso .

    ResponderExcluir
  5. Carlos, estou deveras encantada com seu meme!!!
    Primeiro sobre sua sinceridade de buscar saber do que se tratava... masw isso se tornou totalmente insignificante diante de sua vida, vivida com garra e perseverança, fazendo-o alcançar o sucesso, apesar dos desgostos que vc enfrentou durante sua vida.
    Creio que todos os reveses que vc foi praticamente obrigado a enfrentar durante sua vida, ajudou-o a adquirir uma boa bagagem de experiência de vida, que provavelmente vc está tendo a possibilidade de aplicar na área jurídica.
    Desejo que vc continue tendo sucesso em sua carreira e que consiga realizar os sonhoa ainda não alcançados.
    Abraços.
    Sonia Costa

    ResponderExcluir
  6. Carlos Roberto, fiquei encantado com sua história de vida!
    Meus parabéns por tudo o que passou, e veneu...
    Seu pai foi emesmo um grande amigo
    Sucessos Dr Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  7. Roberto,
    Sua história é emocionante!!!!
    Puxa, como a vida nos prega umas peças, às vezes...
    A parte que você contou sobre o seu pai em sonho, mexeu demais dentro do meu coração... (um dia ainda terei coragem de contar sobre um fato semelhante que aconteceu comigo)
    E o seu filho, que ficou órfão tão cedo; como deve ser difícil para ele e a forma como foi a perda da mãe!
    O seu gosto pela luta é um exemplo a ser seguido!
    Quem dera haver outros Robertos que, embora passando por tantas agruras, consegue enxergar a tal luz no fim do túnel!
    Um forte abraço e saiba que tem uma fã!
    Mary :-)

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Carlos Roberto! Só passa por tudo isso quem é corajoso e determinado a vencer os obstáculos, e Deus sabia de que você conseguiria vencer e aprender as lições que a vida nos da a viver e ter experiências para sermos exemplo, de verdade, amor e dignidade.

    Parabéns! E a luta continua!

    Um grande abrsço!

    ResponderExcluir
  9. SAUDAÇÕES FRATERNAS!
    AMIGO ROBERTO
    Confesso que fui tomado de surpresa ao ler o seu texto... Você fez um sacrifício e tanto. Eu acredito na mensagem que você recebeu do seu querido pai e tenho certeza que foram tantas as privações que você superou que deve ter perdido as contas... Meu amigo, vou precisar me curvar a você e lhe desejar que por toda a eternidade você continue a construir a trajetória vitoriosa em que caminhas. Que a Luz a Vida e o Amor sejam tuas companhias inseparáveis!
    Realmente não há glórias sem sacrifícios!
    Parabéns pelo excelente MEME!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  10. Olá meu amigo!! Em primeiro lugar, gostaria de te pedir desculpas por comentar, o post dessa sua maravilhosa história, somente agora; mas você sabe...acumulamos muitos posts interessantes e procuro ler com calma todos para que eu possa comentar, visitar o blog, enfim, prestigiar de verdade todas as publicações (que eu seleciono, claro!). Fiquei tocada com a sua trajetória, meu amigo e (não sei se você leu o meu meme) mas sei bem o que passou com seu pai ao pedir para que saisse de casa (fiz o mesmo com o meu!)e sei o quanto doeu e dói cada vez que lembra. Graças a Deus ainda não o perdi (embora sinta que a despedida esteja próxima). O que você teve foi um diálogo verdadeiro com o seu pai, pois ao ver tanto sofrimento seu, ele foi autorizado a te dar a devida orientação paterna (mesmo morto fisicamente)para que você prosseguisse com os seus projetos. E você o fez! Tenha certeza que ele te observa e deve estar muito orgulhoso em ver o homem excepcional que você se tornou!Parabéns pelos belos filhos, pela luta, dedicação, perseverança e superação. A vida é difícil para todos nós, cada um em seu contexto, mas ela nos desafia constantemente. É Deus nos testando? Creio que não, pois Ele sabe e conhece perfeitamente a capacidade de cada filho Dele. Você é um grande vencedor, não importa quantas pedras apareçam em seu caminho, mas você irá superá-las. Li outro dia e até inclui em meu blog, uma frase que diziam ser de Fernando Pessoa, mas não é e aí uma pessoa assumiu a autoria, mas ela é muito bonita e quero deixá-la aqui pra você: " as pedras no meu caminho...guardo todas! Um dia construirei o meu castelo!". Tenho certeza de que o seu castelo é imenso e igualmente belo!
    Parabéns e obrigada pela honra de ser sua amiga(mesmo que virtual).
    Jackie
    p.s.: adorei a explicação do significado do meme!

    ResponderExcluir
  11. Roberto,
    Obrigada por de forma tão gentil mencionar meu nome em seu Meme que agora você já sabe que nesse caso não é uma "unidade mínima de informação da memória" eheh
    Emocionante.Obrigada por compartilhar sua historia de vida. Alguns obstáculos exigem mais coragem do que outros, mas quanto mais você pratica melhor você lida com eles, não é Roberto?
    Abs
    Eninha Campos

    ResponderExcluir
  12. Parabéns amigo linda história, você é um guerreiro mesmo.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  13. Oi amigo Roberto adorei sua história!
    Uma história de lutas e conquistas!
    E sua força de vontade de voltar á estudar!

    Parabéns!

    Abraços...........

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Roberto, sua historia nos mostra que os momentos marcantes e importantes são eternos e nos acompanham pelo restante de nossas vidas. E nos mostra também que a coragem, a determinação e o amor familiar é o que nos faz superar e vencer todas as adversidades e obstáculos em nossa vida.
    Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  15. linda mensagem!
    Vc mostrou-se um guerreiro e tem uma história de vida muito linda. Parabéns!
    a mensagem do seu pai me deixou arrepiada. Eu acredito muito nisso.
    Bjoks

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!