27 junho 2010

TEU SONHO NÃO ACABOU - TAIGUARA



Deixe o vídeo carregar por completo e depois ouça!


Peço desculpas por essa espécie de viagem ao fundo do baú, mas recordar é viver, e eu adoro a vida. Gosto de repassar momentos do caminho que até aqui percorri, até porque porque vivi, sempre com muita intensidade, todas as experiências que a vida pôs no meu caminho, e com certeza, guardo hoje muitas lembranças boas do que ficou lá atrás, e a música, sem dúvida, é um dos caminhos mais curtos para se recordar o passado. Aliás, saudade não tem idade!

TAIGUARA nasceu em Montevidéu (09 de outubro de 1945) e morreu em São Paulo (14 de fevereiro de 1996), vítima de um câncer. Veio para o Rio de Janeiro em 1949. Abandonou a faculdade de Direito para se dedicar à música.

Era um sonhador, um idealista, mas acima de tudo, um poeta!

O vídeo acima, onde ele interpreta a canção Teu Sonho Não Acabou, um de seus maiores sucessos, foi editado por mim, mas é resultado da gravação de uma de suas apresentações na Rede Bandeirantes de Televisão. É muito antigo, por isso não tem a mesma qualidade de imagem e som das produções atuais, mas tem muita alma e coração, o que você vai sentir acompanhando a letra que está no final do texto.

TAIGUARA participou de diversos festivais da MPB, fazendo enorme sucesso nas décadas de 60 e 70 com as músicas Hoje, Universo do teu corpo, Piano e viola, Amanda, Modinha, Tributo a Jacob do Bandolim, Viagem, Berço de Marcela, Teu sonho não acabou, Que as crianças cantem livres, entre outras.

Foi um dos símbolos da resistência contra a censura implantada no Brasil pela ditadura militar a partir do golpe de 1964. Teve mais de 100 (cem) músicas proibidas pelo regime, o que o levou a se exilar na Inglaterra (em meados de 1973). Em Londres estudou no Guildhall School of Music and Drama e gravou o Let the Children Hear the Music, que nunca chegou ao mercado nacional e se transformou no primeiro disco estrangeiro de um brasileiro censurado no Brasil. Saiba mais detalhes da luta pelo repatriamento da obra acessando a comunidade Imyra Tayra Ipy ♬ Taiguara, no Orkut, e o portal Imyra Tayra Ipy.



Teu Sonho Não Acabou

Hoje a minha pele já não tem cor
Vivo a minha vida seja onde for
Hoje entrei na dança e não vou sair
Vem eu sou criança não sei fingir

Eu preciso, eu preciso de você
Ah eu preciso, eu preciso, eu preciso muito de você

Lá onde eu estive o sonho acabou
Cá onde eu te encontro só começou
Lá colhi uma estrela pra te trazer
Bebe o brilho dela até entender

Que eu preciso, eu preciso de você
Ah eu preciso, eu preciso, eu preciso muito de você

Só feche seu livro quem já aprendeu
Só peça outro amor quem já deu o seu
Quem não soube à sombra não sabe à luz
Vem não perde o amor de quem te conduz

Eu preciso, eu preciso de você
Ah eu preciso, eu preciso, eu preciso muito de você
Eu preciso, eu preciso de você
Nós precisamos, precisamos sim, você de mim eu de você

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

16 comentários:

  1. Amigo Roberto, a única coisa que você não precisa é pedir desculpas por postar algo de tanta qualidade. Taiguara foi um grande ícone da nossa música, além de um idealista, poeta, romântico, um sonhador, como você mesmo citou. Sempre fui fã do Taiguara, e até hoje guardo o primeiro LP em vinil do Taiguara. Foi emocionante rever Taiguara nesse vídeo. É pena que a juventude de hoje não chegou a conhecê-lo, e não se fazem mais músicas como antigamente. Sensacional a sua postagem. Abraços. Roniel.

    ResponderExcluir
  2. Essa música é linda, mas acho que o maior sucesso do saudoso Taiguara é uma música de Alberto Land - "Helena, Helena, Helena" -.
    Veja
    http://www.youtube.com/watch?v=7oOlmX6u3nk
    e
    http://www.youtube.com/watch?v=-iN93WAi-ug&feature=related

    Abraços

    Felipe

    ResponderExcluir
  3. mas acredita q eu naum conhecia esta figura
    agradeço a vc por me apresenta lo
    a musica é gostosa de se ouvir
    bjim!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia e gostei.
    A música dele é linda e pelo que diz a personalidade também.
    Sonhador, idealista, e poeta. Tudo que se espera de um artista, este completo.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. Minha querida Juci!

    É normal que você não o conhecesse. Ele fez muito sucesso nas décadas de 60 e 70, época em que, pela impressão que me passa a sua foto, você nem tinha nascido. E nessas duas décadas (a partir de 64) o Brasil esteve sob o regime de ditadura, contra o qual ele sempre se bateu, tanto que teve que sair do país.e se exilar na Inglaterra.

    Procure ouvir outras canções compostas por ele. Você não vai se arrepender!

    Um grande beijo...

    ResponderExcluir
  6. Amigo Felipe:

    Concordo com você! Tenho quase todas as músicas dele, infelizmente nem todas em vídeos.

    Na postagem eu faço menção às músicas "Hoje", "Universo do teu corpo", "Piano e viola", "Amanda", "Modinha", "Tributo a Jacob do Bandolim", "Viagem", "Berço de Marcela", "Teu sonho não acabou", "Que as crianças cantem livres", e por uma distração imperdoável, não menciono Helena, Helena, Helena, uma de suas mais lindas criações, com toda certeza!

    Ainda bem que você me corrigiu, rsrsrs...

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  7. SAUDAÇÕES!
    AMIGO ROBERTO:
    Um Post absolutamente, lindo, lindo e lindo!
    Para mim, essa música é um hino e uma preciosidade, guardo-a com muito carinho na minha lista de favoritas.
    Parabéns por mais um magnífico Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  8. Seu comentário está perfeito, Roniel!

    É uma pena que os jovens de hoje não tenham conhecido Taiguara e a poesia de suas músicas, que emocionaram tanta gente, como foi o caso de "Universo do Teu Corpo", 3ª colocada no Festival Internacional da Canção de 1970.

    Eu estava lá e vi a meninada, chorando de emoção, acompanhar o ídolo numa canção simples, mas que falava de amor!

    Nessa página do YouTube você pode contactar Imyra, filha do Taiguara - http://www.youtube.com/user/Imyra77 - e conhecer mais sobre ele e suas músicas.

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  9. Meu amigo Lison:

    É verdade! Pra quem ouviu Taiguara e gosta de recordar sucessos, essa música é uma verdadeira preciosidade, como outras que você pode encontrar na página http://www.youtube.com/user/Imyra77 do YouTube. Como eu disse ao Roniel, ela é filha do Taiguara e conseguiu reunir no endereço vários sucessos do pai.

    Um abração...

    ResponderExcluir
  10. Roberto,

    Fiquei muito emocionada ao ver sua postagem, e enquanto via o vídeo, não consegui conter as lágrimas.

    Taiguara me faz lembrar um época muito boa da minha vida, e eu fiz um vídeo em homenagem à minha linda e inesquecível filha Tatiana, para poder prestar uma homenagem à ela, no dia em que ela completaria 24 anos, se estivesse aqui. No vídeo eu coloco algumas canções do Taiguara, como Hoje e Que as Crianças Cantem Livres.

    Eu tinha 17 anos quando comprei o Vinil do Taiguara (não lembro o título, mas tinha as músicas Hoje e Universo do Teu Corpo), e dei de presente para o meu namorado, hoje meu ex-mardio, pois ele também é fã de carteirinha do Taiguara, assim como eu. Bom, eu sei que deixei o disco na parte traseira do carro, perto do vidro, e fazia muito sol..., o disco ficou todo torto... rs Eu fiquei desesperada, e sai em busca de outro disco, e depois de muito procurar, achei, comprei, e só tirei o disco novo da capa e coloquei na capa antiga, pois estava dedicada... rsss Até hoje tenho esse disco que conta uma parte da minha história.

    Também cheguei a assistir um show do Taiguara com meu ex-marido, mas não recordo o local.

    Hoje eu tenho os CDs dele, e aquele velho vinil que guardo com muito carinho.

    Eu confesso que apesar dos meus 50 anos, não gosto das músicas de agora, sou muito saudosista, e prefiro as músicas antigas, até mesmo as da época dos meus pais, pois sou fã dos cantores da velha guarda, como Ataulfo Alvez, Francisco Petrônio, Carlos José, Francisco Alvez, Orlando Silva, e por aí vai uma lista de quilômetros... rsss

    A sua postagem foi, simplesmente, divina, maravilhosa, fantástica, enfim, tudo de bom mesmo...

    E pode continuar postando esses vídeos, pois sempre estarei presente para prestigiar suas postagens.

    Adorei!!!

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  11. Ouvi muito Taiguara, por isso só posso confirmar a legitimidade do seu artigo, da sua recordação prá lá de merecida do cantor, nada existiria hoje sem que houvesse um passado, cada coisa no seu tempo, se este cantor fosse ouvido hoje, com certeza faria muito sucesso, parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Amiga Rosana Madjarof:

    Você sabe, tanto quanto eu, das dificuldades que enfrentamos para manter ativo um blog, principalmente em razão do tempo, que é muito curto para quem precisa se dedicar a uma atividade profissional.

    A vida de advogado é muito tumultuada e complica demais a assistência que um blog exige, mas eu tenho me esforçado muito pra conseguir manter o Dando Pitacos atualizado. E uma das razões para isso é o apoio dos que passam por aqui para ler as nossas postagens, como vem ocorrendo com bastante frequência por parte dos amigos do diHITT, o que eu sinceramente agradeço.

    É muito gratificante ler um comentário como o seu e saber que se conseguiu despertar em alguém a mesma emoção que sentimos. As músicas do Taiguara também fizeram parte de uma época da minha vida, e as guardo na lembrança até hoje. São pedaços da minha história.

    Você se emocionou com o vídeo do Taiguara e eu me emocionei com o seu comentário!

    Um grande abraço, e obrigado pela força...

    ResponderExcluir
  13. Prezado Braz:

    Obrigado pela sua participação! Somos privilegiados, você concorda? Conseguimos viver a melhor época musical de todos os tempos: Taiguara, Elis Regina, Geraldo Vandré, Beatles, Carpenters, os Rolling Stones, Roberto e Erasmo Carlos, Pink Floyd, Michael Jackson, Tina Turner, isso pra lembrar apenas alguns nomes, não se repetirão jamais, até porque o avanço da tecnologia e a natural mudança do gosto e costume popular também se modificam. Mas nós vivemos as décadas de 60 e 70, que foram as melhores épocas em termos musicais.

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  14. Olá Roberto!
    Eu gostava muito dele e hoje, você arrasou com esta música. Há músicas que dizem muito dos momentos que a gente passa, em cada fase da vida. A letra desta me deixa emocionada. Gosto muito daquela...Viagem, e ele cantando o Velho e o Novo, é qualquer coisa de abalar meu coração que anda muito sensível.
    Obrigada por mais um post lindo!
    Abraço,
    Vera.

    ResponderExcluir
  15. Vera:

    O Taiguara sempre mexeu com o sentimento de todos nós que tivemos o privilégio de conhecer suas músicas, e isso porque suas composições eram feitas com o coração. Se você tiver uma oportunidade, ouça a canção "Hoje" (http://www.youtube.com/watch?v=wtcMkf-QHqY) que está no YouTube. É uma gravação muito antiga, recuperada pela filha dele, Imyra. A qualidade da imagem e do som não é boa, por causa do tempo, mas o conteúdo é lindo. Ela está contida numa apresentação que ele fez na TV Cultura, por isso você vai precisar ter um pouco de paciência. Mas vale a pena!

    Eu vou ver se consigo copiar e editar o vídeo.

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!