18 julho 2010

ESTRELAS NEGRAS

Fim de semana, momento de relaxar, deixar um pouco de lado as discussões do dia-a-dia. Com muita chuva e muito frio aqui no Rio de Janeiro, comecei a bisbilhotar os vídeos que tenho baixados no meu computador. Entre eles, apesar de achar todos muito bons, dois são os meus preferidos. É coisa antiga, eu sei, mas o passar do tempo não deprecia, e pelo contrário, só ratifica o valor de qualquer obra artística.

Na música não é diferente. Não sou eu quem o afirma, mas especialistas do gênero dizem que uma das melhores fases da música mundial foi a das décadas de 60 e 70, com algumas boas surpresas ainda pela década de 80.

Eu não sou um crítico musical, apenas um apaixonado pela música, que para mim não tem idade ou gênero. Por isso não a ouço com técnica, mas com o coração, e justamente por causa do coração é que a interpretação, a entrega do artista no momento da execução de sua obra, ao menos para mim, é tudo de bom, para usar uma frase hoje em moda.

Outro fato que sempre despertou minha atenção na música internacional é o calibre de voz de algumas cantoras negras americanas. Por isso me lembrei de duas grandes cantoras norte-americanas. Uma delas é Anita Baker, que hoje está com 52 anos de idade (ela nasceu em 26 de janeiro de 1958), e trouxe para cá o vídeo onde ela interpreta a canção Sweet Love, e dá um verdadeiro show de voz, interpretação e sensualidade. Um instante de pura arte. Daqueles que a gente não esquece jamais. Na carreira, ela chegou a ganhar oito prêmios Grammy, quatro discos de platina e dois discos de ouro.





A outra é Amy Keys, não tão famosa quanto Baker, mas de voz não menos linda e poderosa. A internet, inclusive, não tem muitos dados sobre ela, a não ser esparsos registros e uma página no MySpace. Mas quando ela solta a voz em Separate Lives, com a banda de Phil Collins, a fama deixa de ser importante, e ali, naquele momento, o que se vê é uma interpretação espetacular, daquelas que talvez nem ela consiga repetir jamais.

Vamos conferir?





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

16 comentários:

  1. Carlos amigo adorei a voz da Amy Keys, sensacional, um raro momento você me proporcionou.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Roberto ,
    gostei das dicas e da sua analise .
    Vc diz que não é critico musical , mas bem que poderia ser .
    Concordo que depois dos anos 80 a musica , principalmente no Brasil deu uma caida . E ultimamente vive de regravação .

    abs
    Francisco

    ResponderExcluir
  3. Nossa Roberto,que grata surpresa.Música boa de se ouvir,que toca o coração não tem idade!Sem dúvida alguma duas grandes interpretes.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Roberto,

    Muito boa a dica. A música que a Anita Baker canta é daquelas que podemos chamar de clássicas. Será sucesso sempre e em qualquer lugar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Linda voz de Amy Keys, não conhecia!! Já Anita Backer está na minha lista de cantoras americanas de peso, como também Billie Holliday. Atualmente são tão poucas que se destacam, não é? Apareceu a Amy, mas essa não leva às sério, uma pena!!

    ResponderExcluir
  6. Eu não sei como as vozes dos cantores negros americanos podem ser tão maravilhosas... são, são divinas, um presente divino para os ouvidos. Adorei os exemplos citados. Ouvi com prazer.

    ResponderExcluir
  7. Ela é realmente espetacular, Principe!

    Já assisti ao vídeo dezenas de vezes, e em todas elas a emoção é a mesma. Ela realmente tem uma voz maravilhosa!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  8. Valeu, Francisco!

    Acho que a capacidade de reconhecer uma bela canção está no ouvido, na sensibilidade, porque a música é parte da vida, faz bem ao coração e à alma.

    Um abração e obrigado pela força...

    ResponderExcluir
  9. Obrigado, Cecília!

    Amy Keys e Anita Baker são realmente duas grandes vozes, mas acima de tudo, interpretam suas canções de forma magistral. Vale a pena curtir as duas!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  10. Com toda a certeza, Jorge Alberto!

    Você disse tudo! O belo passa de geração em geração. É eterno.

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  11. Concordo com você, Luma!

    A Anita Baker é famosa por suas grandes apresentações, como nessa do vídeo. Uma grande intérprete, sem nenhuma dúvida!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  12. É isso aí, Sissym!

    E são muitos os nomes de cantoras negras que fizeram e ainda fazem sucesso na música norte-americana e pelo mundo afora:

    Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Carmen McRae (pouco conhecida no Brasil), Roberta Flack, que passou dois anos longe dos estúdios mas voltou a gravar (um de seus maiores sucessos foi Killing Me Softly), Nina Simone (de uma família musical – chegou a formar um trio com duas irmãs e cantar em igrejas aos domingos), Diana Ross (que por mais de 20 anos fez parte das Supremes - trio vocal formado por ela, Jean Terrell e Florense Ballard), Aretha Franklin (começou a cantar menina, como corista na igreja de Detroit, onde seu pai era pastor), Dionne Warwick (que também teve sua formação musical como organista e cantora em igrejas), entre outras.

    São muitas, Sissym! E sinceramente, não sei qual foi ou é a melhor! Prefiro adorar a todas!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  13. Olá Roberto!
    Eu gostei muito!Gosto do Phil Collins e ele teve sensibilidade para dar uma chance a esta cantora Amy Keys e, saiu premiado com isto, pois esta apresentação está maravilhosa! A união dos dois foi harmoniosa. Mais uma vez, você nos dá um presente com a música!
    Eu bem queria, me diluir em alguma música, destas que entram e ficam no coração, na alma, na emoção...e não ter mais idade ( talvez só me sobrasse o gênero..porque a música é feminina..rsrs.....), mas é de todos, homens e mulheres, que a respeitam e amam.Parabéns pela escolha.
    Bom início de semana!
    Abraço,Vera.

    ResponderExcluir
  14. Que Post Fantástico!
    Amigo Roberto:
    Bem, vou lhe confessar uma coisa, estas estrelas ainda não faziam parte de minhas cantoras favoritas, mas, a partir de agora fazem. Peço-lhe permissão para adicionar os dois vídeos na minha galeria de vídeos do meu Blog, e ainda vou colocar um link com destaque para esse Post durante 48 horas.
    Contagiou. Mexeu. Valeu.
    Parabéns por mais um excelente matéria!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  15. Faça isso, Lison!

    Tenho certeza que os dois vídeos vão trazer pra você momentos de boas lembranças, porque a música sempre faz isso.

    Além disso, as interpretações de Amy Keys e Anita Baker e o visual de ambas no palco são um colírio para qualquer olhar.

    Um abração...

    ResponderExcluir
  16. Você está certíssima em seu comentário, Vera!

    O Phil Collins gravou esta mesma canção com quatro ou cinco cantoras de renome. Todas as gravações ficaram lindas, mas nenhuma delas supera Amy Keys, ao menos na minha opinião. Se você procurar no You Tube (utilizando apenas o nome da música, "Separate Lives") vai ver que tenho razão. Nos trechos onde a garganta e também a coragem exigem mais das intérpretes, todas recuam, buscando uma nota menos agressiva ou a ajuda do próprio Phil Collins. A única que encara os trechos a que me referi sozinha é Amy Keys! E cá entre nós, ela tem um canhão na voz!

    Eu não sei se você conseguiria se diluir na música, mas faça como eu: viaje com ela!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!