08 agosto 2010

DIA DOS PAIS

Paula, Raphael, Fernanda e o pai metido a blogueiro

O Dia dos Pais teve origem na antiga Suméria e foi herdado pela Babilônia, há mais de 4 mil anos, quando um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão onde desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai. 

Nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia dos Pais em 1909, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington, tornando-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais. 

Nos Estados Unidos o dia é comemorado no terceiro domingo de junho. Em Portugal, a festa acontece no dia 19 de março. No Brasil, a data escolhida foi o segundo domingo de agosto.

A criação dessa data festiva entre nós é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, em meados da década de 50, mas a primeira comemoração só ocorreu no dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.

Eu tenho três filhos: Fernanda, Paula (que está quase no 8º mês de gravidez) e Raphael. As meninas são do meu primeiro casamento. A mãe do Raphael faleceu quando ele ia completar 7 anos de idade (por isso ele tem que fazer festa e me dar presentes no dia das Mães e dos Pais).

Aproveito essa oportunidade para felicitar todos os papais do diHITT, além dos que passam aqui pelo Dando Pitacos, desejando-lhes muita sorte, saúde, paz e vida longa.

Mando um abraço para o meu pai, Amilcar, que daqui já se foi, mas tenho certeza, vigia e protege cada um dos meus passos.


Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

10 comentários:

  1. Roberto,
    parabéns pelo seu dia!
    Aliás, você não é só um pai especial,é mãe e logo, avô... triplo parabéns!

    Esse não é só o Dia dos Pais, é também o dia dos filhos sem pai, que seguem seu caminho sendo pais de si próprios.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Você tem razão, Helena!

    Nem eu tinha reparado nisso: sou pai, um projeto de mãe, e quase avô!

    Um beijão...

    ResponderExcluir
  3. Amigo Carlos Roberto de Oliveira
    FELIZZZZZZZZZZZ DIA DOS PAIS!
    Nesta Data Especial,
    Desejo-lhe toda a felicidade do mundo com votos de saúde, harmonia e paz!
    De Coração,
    LISON COSTA.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Lison!

    Não sei se você é pai, mas acredito que sim, e por isso também lhe desejo, como já fiz na postagem, "muita sorte, saúde, paz e vida longa".

    Um forte abraço...

    ResponderExcluir
  5. Bacana teu post... e já, já além de pai vai ser avô... muito bom.

    ResponderExcluir
  6. É isso aí, Lúcia!

    Obrigado por mais essa passagem pelo Dando Pitacos!

    Um abraço...

    ResponderExcluir
  7. Excelente C.Roberto! Sempre me questionava a respeito do surgimento dessa comemoração...
    Aproveito para cumprimentá-lo pelo seu dia...; está um pouquinho tarde, mas acho que ainda dá tempo! (rs) Parabéns! Que família linda!!!
    BEIJOSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  8. Claro que dá tempo, Neusa!

    O que vale é a intenção!

    Obrigado, mais uma vez, pela força!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  9. Que surpresa, Carlos Roberto!
    Lendo esta postagem fiquei conhecendo o pai de Paulinha e Fernanda, que tenho o privilégio de conhecer. Sou também amigo de seu genro Victor. Pelas voltas que o mundo dá, esse blog faz parte daqueles que leio diariamente, pois nele encontro afinidade com o que escrevo no meu.
    Tenho certeza de que o Dia dos Pais foi muito especial para você.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Airton:

    Desde que você deixou o seu primeiro comentário aqui no Dando Pitacos, o que me levou a dar uma olhada no seu perfil do Blogger, achei que o conhecia, simplesmente porque fui criado em Nilópolis, onde cheguei com 5 anos de idade e vivi por mais de 40 anos.

    Fico muito feliz por saber que você conhece as minhas filhas, duas meninas maravilhosas, que me orgulham como pai. O Victor é um grande cara, de uma família também muito legal.

    Seu blog, o Ponto & Vírgula, é leitura recomendada na minha página há muito tempo.

    Se for papai, aceite os meus parabéns, ainda que com um pouco de atraso.

    Um abração...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!