09 junho 2011

Google homenageia o criador da guitarra Gibson Les Paul

Se vivo estivesse, o músico e inventor Lester William Polsfuss, conhecido mundialmente como Les Paul, criador da famosa guitarra Gibson Les Paul, hoje (09/06) estaria completando 96 anos de idade. Ele morreu em 2009, vítima de uma pneumonia, deixando como principal legado a guitarra criada em parceria com Ted McCarty. Por isso, a home do Google o está homenageando com a estampa de um logotipo interativo que permite ao visitante “tirar um som” de uma guitarra virtual, tanto com o mouse como com o teclado.

O instrumento elétrico é um dos modelos mais icônicos do rock'n'roll, e entre os guitarristas que o imortalizaram estão nomes importantes como Slash, Pete Townshend e Jimmy Page.

Les Paul interessou-se pela música muito cedo, aos 8 anos de idade, quando começou a tocar gaita. Logo aprendeu banjo e daí para a guitarra foi um pulo. Aos 13 anos de idade já era guitarrista de música country e tocava profissionalmente.

Após integrar algumas bandas, Paul lançou seus dois primeiros discos (1936): um com o nome de Rhubarb Red, e outro como músico da banda de Georgia White. Aos poucos ele adquiriu fama e surpreendeu o mundo com o seu talento fantástico com o instrumento, a virtuosidade e a velocidade anormal nos solos, o que ainda surpreende muita gente até os dias de hoje.

Depois de anos fabricando suas próprias guitarras e inovando com novos modelos e características de fabricação, Les Paul criou uma das primeiras guitarras com corpo de madeira sólido. A Gibson Guitar Corporation fabricou algumas dessas guitarras, mas não quis assiná-las com a logo de sua marca, mudando de idéia anos depois.

o logotipo que simula o som de uma Gibson Les Paul
(Foto: Reprodução)

Um usuário do YouTube aproveitou a homenagem musical do Google, e usando a sua criatividade, utilizou o recurso para gravar uma canção, que ele executou tocando em pedaços diferentes no site. Depois ele uniu as partes e criou a música. Vale a pena ver, e claro, participar da homenagem ao criador de um dos instrumentos musicais mais famosos no mundo inteiro.




Fonte: G1
Vídeo: vitaosouza



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin