06 janeiro 2011

Tudo como dantes, no Quartel de Abrantes

Foto: Felipe Vellozo
Ao apagar das luzes de seu governo, o então presidente Lula resolveu manter no Brasil o italiano Cesare Battisti, acusado e condenado pelo cometimento de vários crimes na Itália.

Se o Brasil não tivesse um tratado de extradição com a Itália, o que acontece em relação a alguns países, nenhuma regra de direito internacional teria sido quebrada, mas o problema é que o tratado existe. Daí, que credibilidade pode ter um país que não cumpre os acordos internacionais que assina?

Além disso, quem abriga criminosos condenados pela justiça e perseguidos pela polícia de outro país é, no mínimo, conivente com a criminalidade, a tal ponto que se transforma em alvo de reprovações e deboches, que é o que vem acontecendo com o Brasil na comunidade internacional.

Internamente a coisa também anda complicada. Com um orçamento de R$ 77,3 bilhões para o ano de 2011, o Ministério da Saúde transformou-se numa verdadeira arena, onde gladiadores (leia-se petistas e peemedebistas) travam uma despudorada luta por cargos, o que ameaça desintegrar a já delicada relação entre os dois maiores partidos da base do governo de Dilma Rousseff.

Já houve até um áspero bate-boca entre o líder peemedebista na Câmara, Henrique Alves, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, causado pela disposição do PT em assumir o controle da Fundação Nacional de Saúde - FUNASA, antigo feudo do PMDB.

A coisa é descarada e feita abertamente, sem nenhum pudor, tanto que Henrique Alves chegou a insinuar que Dilma Rousseff poderá ter "sérios problemas" no Congresso em casos mais graves como o mensalão. Trocando em miúdos: dependendo da divisão do bolo, certos assuntos podem ganhar maior ou menor dimensão, certos atos ilícitos podem até deixar de ser ilícitos. Imorais e corruptos, como sempre!

Em outro episódio, não menos sem-vergonha, o Itamaraty concedeu, no dia 29 de dezembro último, passaportes especiais aos dois filhos do ex-presidente Lula.

De acordo com as normas da própria instituição, o passaporte diplomático pode ser concedido a dependentes de autoridades que tenham até 21 anos de idade ou sejam portadores de deficiência física. Os filhos de Lula, todo mundo sabe, não se enquadram em nenhuma das hipóteses: Luís Cláudio Lula da Silva, o mais novo, tem de 25 anos, e Marcos Cláudio Lula da Silva, o mais velho, tem 39 anos de idade.

No ato do Itamaraty, que claro, foi assinado pelo ex-chanceler Celso Amorim, ficou registrado que o benefício se deu “em caráter excepcional” e “em função do interesse do país”. "Caráter excepcional" e "interesse do país"! Quando, onde e por que???

Mas nem tudo vai mal! O turismo brasileiro, por exemplo, vai de vento em popa, pelo menos no Forte dos Andradas, no Guarujá, em São Paulo – SP, uma propriedade do Exército Brasileiro, que até onde aprendi, é instituição mantida com o dinheiro da Nação, aquele que resulta da maior carga de impostos do mundo.

É lá que estão desde de terça-feira (04/01) o ex-presidente Lula e toda a família (mulher, filhos, noras e netos), todos hospedados na suite presidencial construída para acomodar o próprio Lula (até nisso ele foi melhor que os outros), quando ele ainda era o presidente.

Até aí, tudo bem! Afinal, um favorzinho a mais ou a menos não muda nada, não é verdade? Um famoso jurista, Márcio Cammarosano, chegou a dizer que ele, Lula, "acabou de deixar a presidência. Não é possível esperar que ele vá para uma praia normal, cheia de gente. Se houver uma lei específica, deve ser interpretada de forma razoável. Ele não poderia, ainda que quisesse, se expor a riscos". Que coisa fofa, vocês não acham?

Ele considera exagero qualquer censura sobre as passagens de Lula em áreas públicas, e sobre o fato das despesas serem pagas pelo Tesouro, disse que "se ele foi convidado pelo Exército, a responsabilidade é de quem convida".

Nós também achamos, e esse é o ponto nuclear da questão: quem paga as despesas dessa boca-livre?

Segundo fontes do Ministério da Defesa, o convite partiu do ministro Nelson Jobim. Então é o Jobim quem paga? Duvideodó, macaxeira mocotó, burra velha é sua avó!

Mas querem saber: é muito bom tirar uma onda dessas no 0800! Um dos filhos de Lula, o Luís Cláudio Lula da Silva, que não tem nada a ver com esse fundunço, emocionadíssimo, comemorou na manhã de ontem o sol que havia aparecido no Guarujá, depois de um final de semana de muita chuva. "Bommmm Dia... Sol aqui no Guarujá. Uhuuuuu", escreveu ele no Twitter. É isso aí, Lulinha, manda quem pode, obedece quem tem juízo! Em terra de cego, quem tem um olho é rei!

É tudo tão legal, moral e dentro dos conformes, que dois repórteres da Folha de São Paulo foram detidos por se aproximarem da praia do Forte. O equipamento do repórter fotográfico Moacyr Lopes Júnior foi apreendido, assim como o telefone celular do repórter Fernando Gallo. Na abordagem, um dos seguranças se apresentou como agente Mizael, mas nem ele, nem os outros dois homens, identificados como sargento Frederico, do Exército, e agente Rodrigues, apresentaram documentos. Mas vamos combinar: afinal, o que é que o pessoal da Folha queria? Agente secreto é agente secreto, pombas!

A grande, a triste, a desanimadora verdade, minha gente, é que o Forte é dos Andradas, mas é no Quartel de Abrantes que tudo continua como dantes! Eles, os da panela política, por cima, saboreando o filé; e eu e vocês, que pagamos as contas, por baixo, roendo o osso!

E o salário-mínimo não pode passar de R$ 540...

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

8 comentários:

  1. Saudações fraternas!
    É meu amigo Roberto, eu acho que o vendaval de acinte contra o povo brasileiro ainda vai perdurar por alguns anos. Afinal, a maioria dos “fiscais” da câmara federal e senado acham o ex o máximo da fina flor de uma pseuda liderança mundial.kkkkkkkkk. O problema todo é que inexiste uma única voz nesse país para contestar tais ações irresponsáveis que tanto tem dado prejuízo ao Brasil e presenteado o povo brasileiro com um mundo de ilusões.
    Não percamos as esperanças, quem sabe, de repente surge uma alma boa e coloque o dedo na ferida do rosário de crimes praticados. Dizem os mais velhos que a justiça tarda e jamais falha. Então aguardemos por dias melhores. Quem sabe.
    Parabéns por mais um excelente artigo reflexivo, educativo e verdadeiramente patriota.
    Sempre avante meu amigo!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  2. Carlos,

    não vou comentar demais porque esse tema me tira do sério e extrapolo as mexericas como diz uma mmigo!
    meu amigo, vou só usar a frase de Boris Casoy "isto é Uma Vergonha!"

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Lison!

    Eu também sou um otimista, e ainda acredito no ser humano. Por isso, acho que as mudanças pelas quais nos batemos ainda podem chegar, mas não se dependerem da corja de políticos hoje instalada no poder. Brasília fede, infelizmente!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  4. Seu comentário está perfeito, Kassya!

    É tudo uma grande vergonha!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  5. Carlos,
    Gostei tanto do texto que, com sua licença, estou divulgando para meus contatos. Espero que não se importe.
    Abçs
    Berenice

    ResponderExcluir
  6. Muito pelo contrário, Berenice!

    Quanto mais divulgarmos esses absurdos, espero, mais chances teremos de reverter essa situação um dia.

    Um beijão...

    ResponderExcluir
  7. Bob, Aristóteles já dizia que não se deve debater com pessoas que não dispõem do necessário para a busca da verdade. A perda do discernimento e da razão em um homem é uma afronta à existência.
    Estamos vivenciando tempos de total inversão de valores, onde a corrupção não espanta e nem é execrável ou punível, a apropriação de recursos públicos é por todos desejada e realizada, e a República não mais existe - municípios e estados são reféns do Poder Executivo, os demais poderes - Judiciário e Legislativo - também se corrompem ....
    E assim, continua tudo como dantes, no Quartel de Abrantes!
    O que a sub-raça não percebe, é que a conversa fiada do pai-dos-pobres e agora, mãe-dos-pobres, engana apenas os incautos;- nós sabemos que o verdadeiro interesse desses pseudo-governantes, é enriquecer a si mesmos e, se sobrar, aos companheiros!
    Esses estupidificados "ideologistas" dopados pelo ópio da idiotia, os que se locupletam com as migalhas que caem da mesa em que esses canalhas se refastelam, os estafermos que vivem do bolsa-família e de outras esmolas, sem darem um prego numa barra de sabão, enquanto pagamos taxas tributárias abusivas para sustentar a toda esta corja corrupta... Estes vão "quicar", replicar, ofender, mas nós não podemos nos calar!
    A sub-raça militante não se conforma que nós, que os repudiamos de fato, jamais dobraremos os joelhos no altar capengo de seus messiânicos guias.
    HÁ QUE SE DEIXAR BEM CLARO que o Grande Molusco , a dona Dilma Burreff e toda a sua corja, jamais teve 80% de aprovação, sabendo-se que nas últimas eleições o país ficou dividido, tendo a oposição chegado a mais de 40 milhões de votos - o que conclui-se que, os canalhas tenham alcançado, no máximo 50%, um pouco mais,um pouco menos, ainda que com a máquina na mão! Abraçosss

    ResponderExcluir
  8. Você disse tudo e mais um pouco, Neusa!

    A única coisa que tenho a acrescentar em relação à corja que hoje se encastela no poder, e o faço em homenagem a você, à sua coragem e sagrada rebeldia, é que "jamais dobraremos os joelhos no altar capenga de seus messiânicos guias". Jamais!

    E a metade brasileira que não aceita a corrupção que se instalou no país nos últimos 8 anos, com certeza, irá crescer até 2014. Perdemos uma batalha, não a guerra!

    Um beijo nesse seu coração guerreiro...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!