26 março 2013

Coletores de lixo viram hit na web

foto: reprodução do You Tube

Quando assistiu ao vídeo numa rede social, o mecânico Adriano Lupieri, de 27 anos, morador do litoral paulista, não teve dúvidas: inseriu nele um funk e o postou no You Tube. Não deu outra: em menos de uma semana ele virou hit e já recebeu quase 90 mil visualizações.

O clipe mostra dois coletores de lixo dançando, pendurados na traseira do caminhão, em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, ao som do Passinho do Volante, que tem o refrão "Ah, leleke, lek, lek".

- Decidi editar o vídeo até como uma forma de homenageá-los. A gente sabe que o trabalho deles não é fácil, estava chovendo no dia e, mesmo assim, eles não deixaram a alegria de lado. Acho que todo mundo gostou - disse Lupieri.

A dupla de funcionários da Tejofran, empresa terceirizada que presta serviço de coleta de lixo à prefeitura daquela cidade, foi flagrada pelo ocupante de um veículo que trafegava pela Avenida Arthur Costa Filho, uma das mais movimentadas do lugar, logo atrás do caminhão, num dia chuvoso, no fim do mês de janeiro deste ano, o que não lhes tirou, como bem disse o Adriano Lupieri, a alegria e a descontração, apesar do risco a que se expuseram do ponto de vista da segurança do trabalho.

José Cícero dos Santos, o Cicinho, que aparece no lado esquerdo da imagem, tem 25 anos e mora no bairro Perequê. Ele faz parte do quadro funcional da empresa há cerca de quatro meses e disse que a alegria é uma das suas marcas no trabalho, explicando que ficou espantado ao saber que as imagens dele e do colega Isaac tinham ido parar na internet. No dia em que o vídeo foi feito, segundo ele, a ideia de dançar foi uma forma de matar o tempo, pois o caminhão já havia finalizado o trabalho e retornava para a sede da empresa.

- Eu gosto demais de dançar e sempre que tenho um tempo livre, aproveito para fazer isso. No dia em que fomos filmados, acho que estávamos cantando um música do Naldo - revelou Cicinho.

Apesar de algumas letras apelativas e ridículas, o funk tem uma batida sensacional e contagiante, e já se incorporou ao gosto popular. Por isso, não concordo com comentários do tipo "Lixo e Funk, Tudo a ver!!!" e "Funk sendo ouvido no lugar certo, no lixo", postados no G1. Na minha opinião eles não visam o ritmo, mas seus adeptos, na maioria das vezes gente simples da periferia das grandes cidades, o que configura flagrante preconceito. Além disso, nossa cultura é muito grande e dá espaço pra todo mundo. Logo, por que a intolerância? Você concorda ou não? Assista ao vídeo e deixe o seu comentário.





G1





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin