Morreu nesta terça-feira (29/03), por volta das 14h45, aos 79 anos, o ex-vice-presidente José Alencar, por falência múltipla dos órgãos, no Hospital Sírio-Libanês - São Paulo - SP, onde estava internado para tratamento de um câncer na região do abdômen.
Alencar estava internado desde segunda-feira (28/03) na Unidade de Terapia Intensiva - UTI do Hospital Sírio Libanês, com um quadro de suboclusão intestinal. O ex-vice-presidente lutava contra o câncer há exatos 13 anos. Venceu diversas batalhas, mas foi derrotado no confronto final.
Após passar 33 dias internado, inclua-se aí o Natal e o Ano Novo, o ex-vice-presidente havia deixado o hospital no último dia 25 de janeiro para ser um dos homenageados no aniversário de São Paulo - SP.
Desde que o problema foi detectado, José Alencar enfrentou um extenso tratamento médico. Além de uma operação no coração em 2005, ele foi submetido a mais de 15 cirurgias, para retirada de tumores no rim, estômago, região do abdômen e próstata, o que acabou fazendo com que ele desistisse, inclusive, da candidatura ao Senado em 2010.
A maior das intervenções cirúrgicas a que se submeteu, em janeiro de 2009, durou cerca de 18 horas, e 9 tumores foram retirados. Exames realizados alguns meses depois, no entanto, mostraram a recorrência da doença.
Também em 2009, iniciou em Houston, nos Estados Unidos, um tratamento experimental contra o câncer. Alencar obteve autorização para participar, como voluntário, dos testes com um novo medicamento no hospital MD Anderson, referência no tratamento contra a doença. O tratamento não surtiu o efeito esperado e o então vice-presidente voltou a fazer quimioterapia em São Paulo. Mesmo assim, ele saiu do hospital dizendo que não temia a morte.
- Não tenho medo da morte, porque não sei o que é a morte. A gente não sabe se a morte é melhor ou pior. Eu não quero viver nenhum dia que não possa ser objeto de orgulho. Peço a Deus que não me dê nenhum tempo de vida a mais, a não ser que eu possa me orgulhar dele, disse na ocasião o ex-vice-presidente.
O Brasil perdeu um grande empresário e homem de bem, cuja história, tenho absoluta certeza, nada tem a ver com algumas das figuras políticas com quem conviveu nos últimos anos.
José Alencar era casado com Mariza Campos Gomes da Silva, com teve 3 filhos: Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia.
Fonte: G1
Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral. |