06 junho 2011

Fotógrafo faz vídeo da Via Láctea tirando uma foto por minuto

Um fotógrafo norueguês ficou uma semana no topo do monte El Teide, nas Ilhas Canárias, território espanhol no Oceano Atlântico, e conseguiu uma inacreditável sequência de imagens da Via Láctea, que transformou em vídeo. Para tanto, ele passou horas tirando uma foto por minuto de um mesmo ponto do céu, e como a terra gira, cada fotografia capta uma posição um pouco diferente das estrelas. Quando todas as imagens são colocadas em movimento seqüencial o resultado é espetacular.

O Fantástico diz que seu nome é Tisso, mas a página do HDSLR informa que ele se chama Terje Sorgied. Não tenho como desfazer a dúvida, mas o que importa é admirar a obra, seja quem for o seu autor.

Segundo ele conta, as séries de fotos duraram até 6 horas, e o resultado são filmes de poucos segundos, mas de beleza indescritível. Durante os dias, ele aproveitou para fazer sequências de paisagens da ilha, esclarecendo que passou o tempo todo no alto da montanha, quase sem dormir, para conseguir o máximo de imagens possível.

- Apesar de todo o trabalho, é uma forma maravilhosa de curtir a vida ao ar livre - disse o fotógrafo.

Ele explicou ainda que foi alcançado por uma tempestade de areia que durou cerca de 3 horas, o que quase impediu sua visão do céu. Chegou a pensar que suas imagens tinham sido destruídas.

- Curiosamente a minha câmera estava pronta para uma sequência de 5 horas da Via Láctea. Durante esse tempo eu tinha certeza de que minha cena inteira foi destruída. Para minha surpresa, minha câmera conseguiu captar a tempestade de areia que foi iluminada pela Gran Canária, fazendo com que pareçam nuvens douradas. A Via Láctea estava brilhando através das nuvens, fazendo com que o brilho de estrelas tivessem uma maneira interessante - afirmou.

Com certeza, inúmeros “profissionais da imagem” e aquele tipo de cara que “sabe tudo de internet” virão até aqui dizer que tudo não passa de truques, Photoshop ou coisas do gênero. Não ligue! Assista ao vídeo e veja as impressionantes imagens. Tisso ou Terje Sorgied? Também não faz diferença! O que importa mesmo é a beleza do trabalho, que você pode curtir um pouco mais no Facebook e no Vimeo.




Fontes: Fantástico e HDSLR
Vídeo:  You Tube



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin