08 junho 2011

SOS bombeiros!!!

A corrupção não é invenção de brasileiros, mas aqui vem se aperfeiçoando como em nenhum outro lugar do planeta. O motivo? A impunidade. No Brasil, via de regra, políticos e funcionários públicos não são processados pelos crimes cometidos. E pior, em alguns casos, como acontece no Poder Judiciário, o infrator da lei é mandado para casa com polpudas aposentadorias. Por isso, a cultura da corrupção vai sendo disseminada e tomando conta da sociedade.

E quem alimenta esse processo somos nós, os cidadãos de bem. Pagamos impostos para fomentar o favorecimento de parentes, amigos e parceiros políticos: o governo federal tem atualmente cerca de 93.000 cabides de emprego, gente que ganha sem trabalhar. Quando os recursos ficam escassos, aumenta-se os impostos, mas quanto mais pagamos, menos recebemos dos malditos governantes.

Mas afinal, por que é que eu estou repetindo essa ladainha, se o brasileiro só pensa em futebol, carnaval e bunda? Por que ficar lembrando dos sanguessugas, do mensalão, do dinheiro na cueca, do caseiro Francenildo e das prostitutas da “República de Ribeirão Preto”, de operações policiais como Jaleco, Taturana, Caixa de Pandora, Pasárgada e Navalha, onde até conselheiros de Tribunais de Contas tornaram-se alvos de investigação? Ninguém mais agüenta ouvir falar desses assuntos, não é verdade?

Mas eu cheguei até aqui por causa dos 439 bombeiros cariocas mantidos presos pelo governo do Estado do Rio de Janeiro – RJ, apenas porque reivindicaram melhores salários e condições de trabalho. Cometeram excessos em suas iniciativas? Digamos que sim. Mas por que o Bope? Por que as bombas de gás lacrimogênio? Por que tanta violência e humilhação com a única corporação, repito, a única corporação que realmente presta relevantes serviços à sociedade, muitas vezes com o custo da própria vida? Por que a prisão? Por que a justiça fluminense lhes negou uma ordem de habeas corpus? Que crime hediondo eles cometeram? Por que essa mesma justiça não se fez presente, por exemplo, no episódio dos 51 novos carros pretendidos comprar pela Câmara de Vereadores da Cidade Maravilhosa ao custo de quase R$ 3 milhões? Por que as autoridades não se importam com o que está acontecendo com a educação do país e as pessoas que morrem diariamente nas portas e corredores dos hospitais? Por que a mídia, notadamente as grandes empresas de televisão apenas se limitam a noticiar o assunto, sem tomar posições?

Por isso, dou parabéns ao SBT, que assumiu a posição mostrada no vídeo abaixo, defendendo essa classe de heróis brasileiros que está sendo humilhada pelo senhor Sérgio Cabral e por quem ele consegue comprar. Não sou profissional da imprensa, mas estou orgulhoso pelo trabalho dessa gente, que teve a coragem de fazer um jornalismo de verdade e dizer à sociedade brasileira o que ela precisa ouvir.




Vídeo: dialplus



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin