02 outubro 2011

As duas faces de Shakira

Shakira Isabel Mebarak Ripoll, que nós chamamos simplesmente de Shakira, nasceu no dia 2 de fevereiro de 1977, na cidade de Barranquilla, na Colômbia. Ela é descendente de espanhóis, libaneses e italianos.

Além de bonita e sensual, ela é cantora, compositora, produtora e dançarina. Aliás, foi por causa de sua dança que alguns passaram a dizer, com muita propriedade, que ela tem um "furacão" nos quadris.

Premiadíssima ao longo da carreira, Shakira já ganhou dois Grammy, oito Latim Grammy, quatro VMA, um EBA, dois AMA, três BMA, vinte e dois Latin Billboard Awards, três WMA e quatro NRJ Music Awards. Ela já vendeu mais de 70 milhões em álbuns musicais por todo o mundo, sendo considerada uma das maiores vendedoras de discos nos anos 2000. Além disso, Shakira tem nove músicas em #1 na Billboard Hot Latin Songs.

No meio da ampla variedade de ritmos mostrados em suas canções destacam-se sucessos como Ciega, Sordomuda (em que há nítidas influências mexicanas), Ojos Así e Suerte (dotadas de sons andinos e orientais), Te Aviso, Te Anuncio (em que o rock se mistura ao tango), Obtener Un Sí (no estilo bossa nova), La Tortura (com o reggaeton), She Wolf (estilo dance com a música eletrônica dos anos 1980). Essa é a Shakira que eu, você e o mundo conhecemos e que acabou de se apresentar no Rock In Rio.

 

E a outra Shakira, a das causas das sociais, você conhece? Não? Então saiba que em 1997, ela criou na Colômbia, seu país de origem, a Fundação Pies Descalzos, uma entidade assistencial onde mais de 4,5 mil crianças carentes recebem atendimento médico, odontológico, psicológico e educacional. O trabalho da entidade, que conta com o apoio de várias empresas, beneficia tanto crianças órfãs como as que possuem família, e nestes casos, até mesmo os pais recebem ajuda da fundação. Centenas de escolas colombianas também são beneficiadas pela instituição, que tem o nome de um dos álbuns de Shakira, Pies Descalzos (Pés Descalços).


Desde o início da carreira, ela sempre se declarou preocupada com as causas sociais. Foi a primeira colombiana eleita embaixadora da Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância e Juventude. Shakira visita sua fundação regularmente, e até ensina as crianças a cantar e dançar. A Colômbia enfrenta diversos problemas sociais, que vão desde a distribuição de renda à guerrilha, um dos maiores dramas enfrentados pelo país. No documentário de um dos seus DVD's, Shakira faz questão de afirmar que zelar pela criança é cuidar para que o futuro seja melhor e que não basta fazer um trabalho assistencial, deixando de lado a educação. No mesmo documentário ela incluiu imagens de bairros pobres e da presença do Exército nas ruas.
























Com a ajuda de cantores, empresários e organizações de cooperação internacional, Shakira criou a Fundação ALAS, ou América Latina en Acción Social, cujo objetivo é arrecadar fundos para o combate à pobreza em todo o continente. A entidade terá o apoio de organizações não-governamentais e de intergovernamentais como a Unicef.

No estilo artístico que escolheu, Shakira é uma estrela de primeira grandeza, e pelo menos para uma parte das crianças carentes de seu país, uma cidadã a ser respeitada. Você concorda?


Fonte: Wikipédia
Vídeo: Globo.com



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin