03 novembro 2011

Pássaro derruba parapente no Himalaia

O parapente é uma modalidade de voo livre que pode ser praticado de forma recreativa e esportiva, onde é considerado um esporte radical. No salto de paraquedas o "passageiro" não tem muitas alternativas e se limita a tentar diminuir os riscos de uma aterrisagem mais violenta, o que não acontece com parapentista, que tem um tem um voo dinâmico com total controle sobre a descida, podendo, de acordo com as correntes de ar, manter-se no ar por longos períodos, além de escolher a direção de seu voo.

A história do parapente vem desde 1965, quando Dave Barish criou a velasa (sailwing em inglês). Depois dele, Domina Jalbert inventou um paraquedas cujo velame era composto por células que geravam o efeito asa de avião. Em 1978, o parapente foi utilizado no Parachute Club d'Annemasse, na França, para o treinamento de precisão da aterrissagem de paraquedistas, sem a necessidade de utilizar um avião.


Essa breve introdução é o pano de fundo de uma história engraçada sobre esse esporte radical. Seu principal personagem é o russo Vladimir Tsarkov, que teve que lidar com uma situação inesperada quando um pássaro se enroscou em seu parapente no momento em que ele voava no Himalaia pela primeira vez, fazendo com que os dois caíssem. Uma árvore amorteceu a queda de Tsarkov, e ele, não sem muita irritação e alguns palavrões, conseguiu libertar seu inesperado companheiro de infortúnio. Nenhum dos dois sofreu ferimentos graves. Confira tudo assistindo ao vídeo abaixo.





Fonte: BBC Brasil



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin