Anualmente, só no Estados Unidos, cerca de 35 mil mulheres são diagnosticadas com câncer endometrial, número que pode ser reduzido, segundo uma pesquisa levada a cabo por pesquisadores da Universidade de Harvard, unicamente com o consumo a longo prazo de café.
O médico Edward Giovannucci, que integra o grupo de pesquisadores, afirma que o café tem se mostrado um poderoso agente protetor nos cânceres que estão ligados à obesidade, estrogênio e insulina.
Essa conclusão em relação ao câncer do endométrio veio das observações feitas em 67.470 mulheres que se apresentaram voluntariamente.
- Pesquisas anteriores já mostraram que o café é um ótimo aliado na luta contra o diabetes devido ao seu efeito sobre a insulina. Dessa forma, também estudamos a hipótese de que veremos uma redução em alguns tipos de câncer devido às propriedades da bebida - explica Giovannuci.
O estudo também indica que consumir mais de quatro xícaras de café por dia pode reduzir em até 25% a incidência do câncer endometrial, contra 7% de redução quando a quantidade de café ingerida é de duas ou três xícaras por dia. Uma ligação semelhante também foi observada a partir do uso do café descafeinado: o risco de contrair a doença diminui em 22% com a ingestão de duas xícaras por dia.
Os pesquisadores esperam que o estudo do endométrio dê início a novas investigações acerca do efeito do café sobre o câncer. Estudos recentes mostram que uma série de benefícios positivos estão associados ao consumo da cafeína, incluindo menores chances de depressão e taxas reduzidas de câncer de pele.
Fonte: Olhar Digital
Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral. |