28 fevereiro 2012

Semelhança ou mera coincidência?

Os últimos episódios envolvendo os trens da SuperVia e do Metrô têm mostrado que o transporte de massa não vai bem das pernas no Rio de Janeiro, situação que, apesar da fala demagógica dos políticos, vem se arrastando há mais de cinquenta anos, o que posso afirmar porque, morando no subúrbio e trabalhando na capital, fui um dos personagens dessa história de abuso e desrespeito ao cidadão trabalhador. Nada do que acontece hoje no transporte do Rio de Janeiro é novidade. Nada!

A coisa chegou a tal ponto que obrigou a intervenção do Ministério Público e do Judiciário, que decidiu punir a empresa com o pagamento de multa que pode chegar a R$ 300 mil em um só dia por cada deslize cometido.


Será que isso resolve o problema do trabalhador? A Light e a Cedae também foram condenadas ao pagamento de pesadas multas em razão da explosão de bueiros, mas de vez em quando um deles vai pelos ares, ferindo pessoas e causando danos materiais.

No início do mês, por exemplo, passageiros ocuparam os trilhos da linha férrea perto da estação Sampaio, depois da parada de um trem do ramal Deodoro. Houve confusão e conflito com a polícia. As cenas foram somente um trecho do longo trajeto de problemas no qual a SuperVia viaja atualmente.


Foto: Márcia Foletto/O Globo

















A imagem acima, aliás, me fez lembrar um vídeo que assisti recentemente, além de me levar a uma indagação: será que estamos importando tecnologia de transporte público da India?





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin