23 fevereiro 2012

Japoneses querem construir um elevador espacial

Há cerca de 80 anos, criado pelo desenhista Alex Raymond, surgia Flash Gordon, cujas aventuras interplanetárias encantaram e fizeram sonhar milhares de aficionados pelas histórias espaciais. O herói e seus companheiros, o doutor Hans Zarkov e Dale Arden, foram parar no planeta Mongo, habitado por várias culturas diferentes, algumas até bem avançadas tecnologicamente, mas que estavam sendo dominadas pelo cruel tirano Ming, o Impiedoso.

Gordon e seus amigos fazem amizade com o príncipe Barin, herdeiro legítimo do trono usurpado por Ming, que baniu o príncipe e seus seguidores - inclusive a própria filha, Aura, noiva de Barin - para o reino florestal de Arboria. Flash, Dale e Zarkov juntam-se então à luta de Barin para recuperar o trono.

De lá pra cá, o que era ficção passou a ser realidade. O homem já foi à Lua e as viagens interplanetárias tornaram-se comuns.

Mas algumas coisas ainda nos surpreendem, e porque não dizer, chegam a assustar.

Você já pensou, por exemplo, em entrar num elevador que pode transportar até 30 pessoas de cada vez, e numa viagem de uma semana, a uma velocidade de 200 km por hora, ir para o espaço? Já imaginou você, ao invés de subir os andares de um prédio comum, ir direto, por exemplo, para uma estação espacial? Absurdo? Não é o que pensam os profissionais da Obayashi Corp, uma empresa de construção japonesa, que pensa transformar tudo isso em realidade por volta de 2050.




Segundo a empresa, utilizando energia solar, o elevador poderá, com a carga e velocidade a que me referi acima, ir até uma estação a cerca de 36 mil km da Terra.

A estrutura será construída com nanotubos de carbono, um material 20 vezes mais forte que o aço, e toda a matéria necessária será transportada por um foguete, lançado a uma base onde uma nave espacial será montada. A nave irá desenrolar os cabos em direção a terra. Ainda não é possível fazer previsões acerca do custo do empreendimento, mas como destaquei acima, a empresa pretende iniciar a construção do elevador já em 2025. Você faria essa viagem fantástica?





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin