A canção "We Are The World", composta por Michael Jackson e Lionel Richie, foi gravada em janeiro de 1985, há 27 anos, portanto. O projeto, que ficou conhecido como "USA for Africa" e teve como objetivo arrecadar fundos para combater a fome no continente africano, principalmente na Etiópia, reuniu 45 dos maiores nomes da música norte-americana em todos os tempos, que atenderam ao chamado de Michael e Lionel. O single, o LP e o clipe renderam cerca de 55 milhões de dólares, sendo 7 milhões só nos Estados Unidos.
Os vocalistas principais, pela ordem de aparição no vídeo, foram Lionel Richie, Stevie Wonder, Paul Simon, Kenny Rogers, James Ingram, Tina Turner, Billy Joel, Michael Jackson, Diana Ross e Michael Jackson, Dionne Warwick, Willie Nelson, Al Jarreau, Bruce Springsteen, Kenny Loggins, Steve Perry, Daryl Hall, Michael Jackson, Huey Lewis, Cyndi Lauper, Kim Carnes, Bob Dylan e Ray Charles.
O coro teve a participação de Dan Aykroyd, Harry Belafonte, Lindsey Buckingham, Mario Cipollina, Sheila E., Bob Geldof, Bill Gibson, Chris Hayes, Sean Hopper, Jackie Jackson, La Toya Jackson, Marlon Jackson, Randy Jackson, Tito Jackson, Waylon Jennings, Bette Midler, John Oates, Jeffrey Osborne, Anita Pointer, Pedro Reis, Ruth Pointer e Smokey Robinson.
Pra quem não sabe, a produção do evento ficou a cargo do maestro Quincy Jones, que também fez a regência do grupo vocal, o que deixou muita gente espantada à época. Afinal, como conseguiu ele reunir tantos astros e estrelas num mesmo objetivo? Jones explicou que apenas pendurou uma placa na porta do estúdio com os seguintes dizeres: "Deixe seu ego na porta".
Isso prova que o ser humano, quando quer, é capaz de se unir em torno de uma ideia e produzir obras maravilhosas como "We Are The World", independentemente da cor, religião, ideias políticas, hábitos e costumes, entre outras frescuras.
Pra quem viveu o momento, uma lembrança. Pra quem ainda não conhece, uma lição de solidariedade humana, além, é claro, da possibilidade de curtir uma linda canção nas vozes dos maiores astros e estrelas da música internacional em todos os tempos. Assista ao vídeo e deixe o seu comentário.
Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral. |