01 maio 2012

A piada do "Dia do Trabalho"?

O deputado federal Brizola Neto (PDT-RJ) foi anunciado pela Presidência da República ontem (30/04) como o novo ministro do Trabalho, uma nomeação que vinha sendo cobrada pelo PDT e centrais sindicais. O anúncio foi feito pela ministra da Comunicação Social, Helena Chagas. A posse do novo ministro deve ocorrer nesta quinta-feira (03/05). A escolha não agradou a alguns integrantes do partido nem à opinião pública, que acredito, está pensando como o Chico Caruso, autor da charge aí ao lado.

O vice-presidente do PDT, deputado André Figueiredo (CE), por exemplo, afirmou ontem que Brizola Neto não era o preferido da legenda, que tinha como cotados Manoel Dias, secretário-geral do PDT e o deputado Vieira da Cunha (PDT-RS), nome de preferência da bancada do PDT na Câmara.

- É uma decisão pessoal da presidenta. Dentro do partido não é o que agrada mais - afirmou.

Em março, em meio à crise do governo com a base aliada, Figueiredo chegou a criticar, em discurso no plenário da Câmara, a demora da presidente Dilma em indicar um nome apoiado pelo partido para o Ministério do Trabalho.

O nome de Brizola Neto, preferido da presidente Dilma Rousseff, foi definido após reunião dela com o presidente do PDT, Carlos Lupi (PDT-RJ), que comandou a pasta por mais de quatro anos e deixou o cargo em dezembro do ano passado, após uma série de denúncias de corrupção. O ministério vinha sendo comandado interinamente desde então pelo secretário-executivo da pasta, Paulo Roberto Pinto.

Em nota, a presidente Dilma "manifestou confiança" de que Brizola Neto "prestará grande contribuição ao país", o que nós também achamos.

O mesmo documento também revela que "a presidenta agradeceu a importante colaboração do ex-ministro Carlos Lupi, que esteve à frente do Ministério no primeiro ano de seu governo, e do ministro interino Paulo Roberto dos Santos Pinto na consolidação das conquistas obtidas pelos trabalhadores brasileiros nos últimos anos". E foram muitas, realmente!

Brizola Neto será o ministro mais jovem da equipe da presidente Dilma. Ele tem apenas 33 anos e é neto do fundador do PDT e ex-governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, que morreu em 2004. Sem dúvida nenhuma, um currículo de respeito, apto a justificar a escolha, você não acha?


Fonte: G1



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin