23 julho 2012

"Cinquenta tons de cinza", a suprema fantasia feminina

(Foto: Getty Images)
Erika Leonard James, ou simplesmente E. L. James, é a escritora da hora. É dela a ficção adulta que vem agitando a mulherada. "Cinquenta tons de cinza", obra que já foi traduzida para 37 idiomas e deve chegar ao Brasil em agosto próximo, é um fenômeno editorial só comparável, ao menos por enquanto, a sucessos como "Harry Potter" e "O código Da Vinci".

Vendendo tanto quanto o original "Cinquenta Tons de Cinza" estão os outros livros da trilogia, "Cinquenta Tons Mais Escuros" e "Cinquenta Tons de Liberdade". Resumindo, Erica James é o novo fenomeno editorial da praça.

O primeiro, e com certeza o mais importante fator que atesta o sucesso da obra está no volume de vendas: cerca de 31 milhões de exemplares já foram negociados em todo o mundo.


Mas tem mais. A Editora Intrínseca, responsável pelo lançamento, vai liberar uma tiragem de 200 mil exemplares, uma das maiores para a estreia de um autor no país. Em Hollywood, atores se batem pelos papéis de Anastasia Steele, uma universitária desajeitada e virgem aos 21 anos, e Christian Grey, o bilionário misterioso por quem ela se apaixona, protagonistas da história. O movimento nos sex shops da Grã-Bretanha vem registrando um crescimento absurdo, principalmente na venda de alguns dos acessórios referidos no livro de E. L. James. Uma das maiores cadeias de sex shops da Grã-Bretanha, a Ann Summers, passa pelo melhor momento de vendas de sua história, que existe desde 1970. Diretora executiva da empresa, Jackeline Gold, confirma que o bom desempenho está ligado ao bestseller:

- Literatura erótica foi popularizada e eu espero que mais escritores iniciantes possam impressionar as massas com textos sensuais. Eu bato palmas para Erika James e outros autores pela introdução de romances sensuais nas prateleiras de supermercados.

No livro, Anastasia Steele é uma garota de apenas 21 anos, prestes a se formar em literatura, virgem, que nunca teve sequer um namorado. Christian Grey, beirando os 30 anos, é alto, forte, de corpo bem definido, e detalhe importantíssimo, é bi, não bissexual, mas bilionário.

Capas dos livros da trilogia "Fifty Shades"

O encontro dos dois é casual e acontece quando ela substitui uma amiga que deveria entrevistá-lo para o jornal da faculdade. A atração mútua é fulminante e avassaladora. Se Grey é a imagem perfeita do príncipe encantado dos sonhos de Anastasia, ele não suporta mais ficar um instante longe dela. Parece se tratar de uma união simplesmente divina, não fosse o fato de o magnata possuir um traço terrível e obscuro em sua personalidade. Com efeito, na deslumbrante e luxuosíssima cobertura envidraçada localizada na cidade americana de Seattle, onde o rapaz vive entre valiosas obras de arte e um piano de cauda branco, que ele toca com impressionante talento, existe “o quarto da dor”, aposento decorado com veludo vermelho e couro negro, equipado com cama gigante, almofadas confortáveis, chicotes, coleiras, correntes, algemas e todo o aparato necessário para intensas sessões de sexo sadomasoquista.

No curso da história, ao contrário do pedido de casamento sonhado por Anastasia, Grey propõe que ela se torne sua escrava sexual. Não sem alguma hesitação, ela aceita o desafio, que inclui total submissão, açoitamento, palmadas, olhos vendados, punhos atados e nenhum carinho.

A escritora britânica E. L. James (foto: Getty Images)

Entrevistada pela BBC, Erica James contou que vem recebendo muitos e-mails de mulheres dizendo que até mesmo seus maridos estão agradecidos a ela pela obra.

- Estou completamente surpresa pela reação a estes livros - conta ela.

Os direitos de adaptação da trilogia "Fifty Shades" para o cinema já foram adqauiridos pela Universal Pictures e a Focus Features. Os filmes serão produzidos por Michael De Luca e Dana Brunetti - responsáveis pelas filmagens de "A Rede Social".

Só uma coisa eu ainda não consegui entender, talvez por não ter lido nenhum dos livros: por que a mulher, depois de décadas lutando para não ser vista apenas como um objeto sexual, adota como suprema fantasia feminina uma obra baseada na total submissão da fêmea pelo macho? E você, o que pensa sobre o assunto?




BBC



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin