23 agosto 2012

O crime do Facebook

O assassinato de Joyce Winsei Hau, uma adolescente de apenas 15 anos, ocorrido no dia 15 de janeiro último e que vem sendo tratado pela imprensa como "o crime do Facebook", chocou a Holanda. O julgamento do assassino, Jinhua K, que à época do fato tinha apenas 14 anos, começou nesta semana na cidade de Arnhem. A decisão da justiça holandesa deve sair até o dia 03 de setembro.

Segundo a acusação, armado com um punhal, Jinhua matou Joyce a pedido de Polly W., de 16 anos, e Wesley C., de 18. As duas meninas eram amigas, até o momento em que Joyce, em mensagens postadas no Facebook, teria feito comentários sobre o comportamento sexual do casal de jovens, o que os deixou furiosos e motivou a contratação de Jinhua, que recebeu cerca de 100 euros (o equivalente a R$ 250) pela empreitada.

Polly e Wesley iriam ser apresentados no julgamento durante esta semana, o que acabou não acontecendo em virtude de um requerimento do advogado dos dois, que pretende submeter Polly a um exame psicológico.

O pai da menina assassinada, Chun Nam Hau, que ficou ferido no ataque ao tentar defender a filha, pediu, em carta aberta, que a sociedade holandesa se una para combater o problema da violência juvenil.

De acordo com a mídia local, a acusação pediu a pena máxima prevista na legislação daquele país para os infratores com idade até 16 anos: um ano de detenção, a ser cumprido em um centro de recuperação de jovens e dois anos de liberdade condicional, que podem ser ser ampliados para mais sete anos.

Na Holanda, os julgamentos envolvendo menores são feitos a portas fechadas, o que não está acontecendo agora, já que os juízes entendem que a sociedade precisa conhecer todos os detalhes do caso.


Chun Nam Hau e Joyce Winsei Hau

Como se pode ver, a violência é a mesma em qualquer parte do mundo. Mata-se por muito pouco e até mesmo por nada. Mata-se por questões étnicas, opções sexuais e até em nome de Deus. Mata-se por política. Aliás, todos os conflitos são políticos. Criminosos e vítimas são homens, mulheres, ricos ou pobres, adultos, adolescentes, negros, brancos, amarelos, vermelhos e por aí afora. Mata-se por ódio, vingança, e segundo alguns, até mesmo por amor. Mata-se por matar, como se fôssemos animais de uma selva imaginária, onde o que impera é a lei do mais forte. Para onde estamos indo? Você tem alguma ideia? Conta pra gente!


ATUALIZANDO A POSTAGEM

De acordo com notícia hoje divulgada no G1, o menino holandês que matou Joyce Winsei Hau foi condenado, nesta segunda-feira (03/09), a um ano de detenção juvenil. 

O pai de achou branda a punição:

- Eu não estou feliz com um ano pela vida da minha filha - disse ele fora do tribunal. 
- Mas isso é o que diz a lei - arrematou. 





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin