06 outubro 2012

Madonna: os vídeos dos 30 maiores sucessos em 30 anos de carreira

E lá se vão 30 anos de carreira! É isso mesmo! Madonna Louise Veronica Ciccone, a polêmica Madonna está completando 30 anos de estrada hoje (06/10). Sua trajetória teve início em 06 de outubro de 1982, com o lançamento do single Everybody. De lá pra cá, a diva vendeu mais de 300 milhões de discos. Seu último álbum de estúdio, MDNA, ajuda a turbinar os shows da atual turnê, que vai passar pelo Brasil em no próximo mês de dezembro.

A lista abaixo, com os 30 maiores sucessos da cantora, está baseada em rankings de vendas e execução na América do Norte, no Reino Unido e no Brasil. Os dados do exterior são da revista americana Billboard e pela entidade britânica Official Chart Company. No Brasil, as informações são do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição - ECAD, que pesquisou as músicas mais tocadas nos últimos cinco anos.

Tem gente que não gosta. Fazer o quê? Afinal, o que seria do verde, se todos gostassem do amarelo? Mas se você curte Madonna, assista aos vídeos e deixe o seu comentário.


1) Like a virgin (1984)
Pode ser uma surpresa, mas a quinta música mais tocada da cantora nos EUA não teve tanto sucesso na Inglaterra. A execução atual no Brasil não é alta, talvez pelo arranjo datado, que a cantora repaginou em seu show atual.






2) Crazy for you (1985)
Foi gravada para o filme "Em busca da vitória", com o casal Linda Fiorentino e Matthew Modine. Com pouco destaque no Brasil, foi vitoriosa no exterior.






3) Into the groove (1985)
Foram quatro semanas no primeiro posto britânico e um 22º posto entre as mais tocadas no Brasil nos últimos anos.





4) Material girl (1985)
Rendeu bom número de execuções nos EUA e Inglaterra, e, acima de tudo, formou a identidade da cantora americana. A “garota materialista” cantou que “só os caras que economizam seus trocados me fazem ter um tempo ruim”.




5) True blue (1986)
É o terceiro single do terceiro trabalho de Madonna. Em toda a história, crava um 22º lugar nos Estados Unidos e um oitavo no Reino Unido.




6) Live to tell (1986)
Outra de True blue a ganhar vaga na parte alta de todos os rankings. Foi, em parte, impulsionada por estar na trilha de Caminhos violentos. O filme era protagonizado por Sean Penn, casado com a cantora naqueles tempos.




7) Papa don't preach (1986)
A faixa saiu direto do disco True blue para o top 20 brasileiro, top 10 americano (liderou nas paradas, mas sem tanto fôlego) e top 5 britânico: ficou três semanas em primeiro lugar. Sempre aparece no primeiro bloco dos shows da MDNA tour.




8) Open your heart (1986)
A balada dance-pop grita “anos 80” em cada nota, mas mesmo assim entra no Top 30 de Madonna no Brasil. É uma das doze músicas a chegar ao 1º lugar da Bilboard nos EUA. Aparece em quase todos os shows da turnê MDNA.




9) La isla bonita (1987)
Fez sucessos em rádios e com venda de singles – é a sexta mais tocada no Brasil e a sexta mais comprada no Reino Unido. Ficou marcada pelo clipe com clima latino, em que Madonna roda a saia na rua.





10) Who's that girl (1987)
É trilha do filme de mesmo nome (Quem é essa garota?, no Brasil), estrelado por Madonna. Liderou as paradas americanas e britânicas. Ficou impressionantes 32 semanas entre as mais ouvidas nos EUA.





11) Like a prayer (1989)
Quinta mais ouvida no Brasil nos últimos tempos. É a décima no top americano e a quinta mais bem cotada na lista britânica. A canção que dá nome ao quarto disco de estúdio de Madonna continua sendo cantada nos shows.





12) Cherish (1989)
É da fase Madonna morena. Retirada de Like a prayer, não foi tão tocada quanto a faixa-título, mas teve sucesso moderado no Brasil e EUA. Tem solo de saxofone e coro feminino.




13) Vogue (1990)
Aparece no top 20 das mais ouvidas e compradas em todos os cantos: 17º no Brasil; 3º nos Estados Unidos; e 2º no Reino Unido. Até hoje tem vaga no repertório. Conseguiu ficar em primeiro lugar nas paradas britânicas e americanas.




14) Justify my love (1990)
As cenas de sexo do clipe são das mais ousadas da videografia. Lenny Kravitz é um dos compositores e foi apontado como affair. Ingleses  têm a música na 19ª posição. Nos EUA, crava o 12ª lugar. É raridade ao vivo.





15) This used to be my playground (1992)
Outra em trilha de filme, de Uma equipe muito especial, com Tom Hanks e Madonna. O clipe tem efeito de modernidade chocante na época: um álbum de fotos que se tornam vídeos. Toca pouco no Brasil, mas foi bem fora daqui.




16) Rain (1993)
Não é lembrada e nem foi grande sucesso internacional, mas ganhou o gosto dos brasileiros – balada suave e sensual ao estilo da programação de rádios.




17) Secret (1994)
A faixa embalada por violão e refrão com a característica sensualidade da época agrada no Brasil: é a décima. É o 19ª lugar da cantora nos Estados Unidos, em toda história – o que garante a ótima colocação.





18) Take a bow (1994)
Fez mais sucesso nos Estados Unidos (é medalha de prata na lista geral de hits) do que por aqui ou na Europa, mas ainda assim fez bonito em todos os rankings. No clipe, a cantora interpreta a amante de um toureiro.





19) I´ll remember (1994)
Depois de Erotica, ela voltou com estilo menos escandaloso. A faixa foi trilha do filme Com mérito. É a 18ª música mais tocada dela no Brasil e nos EUA.




20) You'll see (1995)
Está na coletânea Something to remember e no 14º na lista daqui. Tem uma versão em espanhol chamada Verás.





21) Frozen (1998)
O primeiro single de Ray of light tem videoclipe marcante. A presença é garantida pela nona posição entre os sucessos britânicos e 13º nos EUA. A faixa apareceu bastante ao vivo, mas não está na MDNA Tour.





22) Beautiful stranger (1999)
Gravada para a trilha do filme Austin Powers – O agente Bond cama, a parceria com o produtor William Orbit foi sucesso no país do produtor e rendeu um Grammy em 2000. Foi tocada em shows da época, mas tem sobrevida junto com o filme.




23) American pie (2000)
Única releitura nesta lista, foi lançada em 1971 por Don McLean, cantor folk norte-americano, em homenagem ao falecido Buddy Holly. Apesar do tema americano, foi maior sucesso inglês. Foi trilha de Sobrou pra você.




24) Music (2000)
Resume bem a fase cowgirl dançante da cantora. É a 13ª no top brasileiro, quarta nos Estados Unidos e sétima na lista do Reino Unido.




25) Hung up (2005)
Desde que foi lançada, é presença obrigatória nos shows. Com sample de ABBA, a produção de Stuart Price (Killers, Scissor Sisters, Kylie) abre a sequência ininterrupta de números de pista de dança em Confessions on a dance floor.




26) Sorry (2006)
É mais uma da recente safra da loira. Ganhou um nono lugar na lista brasileira e seis semanas no hot 100 americano. Para completar, foram três meses no top 40 britânico.




27) 4 minutes (2008)
A música leva assinatura de Justin Timberlake e ganha uma medalha de bronze nas rádios brasileiras. No Reino Unido, foi melhor. Lidera a lista das mais tocadas da cantora em todos os tempos por lá. Foram 27 semanas no top 40 e quatro no topo.




28) Give it 2 me (2008)
É a segunda mais tocada aqui. A parceria dançante com Pharrell Williams não foi tão bem lá fora. Nos shows de hoje, não aparece.




29) Miles away (2008)
Outro sucesso brasileiro que não ecoou com tanta força nos EUA e Inglaterra. A composição tem assinatura de Timberlake. É sobre amor à distância e decepção.




30) Celebration (2009)
A música festiva que deu um toque inédito à coletânea de mesmo nome tem a pegada de pista do DJ Paul Oakenfold e do cantor irlandês Ciaran Gribbin, atualmente vocalista do INXS. Também foi melhor no Brasil do que na terra natal de Madonna. É o encerramento carnavalesco dos shows atuais.




G1



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin