30 novembro 2012

NASA nega apocalipse, mas alerta sobre suicídios

NASA nega o "fim do mundo" e alerta sobre suicídios (Foto: AFP/NASA)

São muitas as histórias e lendas sobre o fim do mundo. Aqui mesmo, no Dando Pitacos, já falamos, por exemplo, sobre Os calendários maias e o apocalipse, que teria data certa para acontecer: 21 de dezembro de 2012. Para uns, o tema não tem a menor relevância, chegando mesmo a passar desapercebido. Mas para algumas pessoas a coisa é muito séria e chega mesmo a assustar. A NASA (sigla em inglês de National Aeronautics and Space Administration), por exemplo, vem recebendo uma enorme quantidade de cartas e e-mails de pessoas seriamente preocupadas com algumas teorias que afirmam que o fim do mundo ocorrerá naquela data.

Em razão disso, a agência fez uma conferência online com a participação de diversos cientistas e criou uma seção em seu website com um objetivo único: desmentir os boatos sobre rumores de que o fim do mundo se aproxima.

Segundo David Morrison, astrobiologista do Centro de Pesquisa Ames, da NASA, boa parte das cartas que expõem medo e preocupação em razão das teorias apocalípticas são enviadas por jovens e crianças, o que é motivo de muita preocupação, até porque alguns chegam a falar em suicídio. Ainda de acordo com Morrinson, um professor lhe relatou a história de um casal que teria manifestado a intenção de matar os filhos para que eles não presenciassem o apocalipse.

- Estamos fazendo isso porque muitas pessoas escrevem para a NASA pedindo uma resposta (sobre as teorias do fim do mundo). Em particular, estou preocupado com crianças que me escrevem dizendo que estão com medo, que não conseguem dormir, não conseguem comer. Algumas dizem que estão até pensando em suicídio - disse Morrison.

- Há um caso de um professor que disse que pais de seus alunos estariam planejando matar seus filhos para escapar desse apocalipse. O que é uma piada para muitos e um mistério para outros, está preocupando de verdade algumas pessoas, e por isso é importante que a NASA responda a essas perguntas enviadas para nós.

De acordo com o site da NASA, um dos rumores que circulam pela internet é o que prevê, baseado no calendário maia, que o mundo acabará no dia 21 de dezembro próximo, simplesmente porque esta seria a última data do calendário daquela civilização, do que discorda a agência, explicando que da mesma forma que o tempo não pára quando os "calendários de cozinha" chegam ao fim de cada ano, não há motivo para pensar que com o calendário maia a coisa deveria ser diferente, pois, na verdade, o dia 21 de dezembro de 2012 marca apenas o fim de um ciclo.

O outro surgiu a partir dos textos escritos na década de 70 por Zecharia Sitchi, para quem documentos da civilização Suméria, que povoou a Mesopotâmia, previram que um planeta, chamado por alguns de Nibiru e por outros de Planeta X, se chocaria com a Terra em maio de 2003. Como nada aconteceu, a data para o fim dos tempos foi mudada para dezembro de 2012.

Buscando dar um basta nas especulações, a agência espacial americana garante não haver qualquer evidência de que os planetas do sistema solar "estejam se alinhando", como dizem algumas teorias, e afirma que mesmo que tal fenômeno ocorresse, os efeitos sobre a Terra seriam irrelevantes, acrescentando que não há indícios de que uma tempestade solar possa ocorrer até o final do ano e muito menos de que haja um planeta em rota de colisão com a Terra.

- Se Nibiru ou o Planeta X fossem reais e estivessem se deslocando em direção à Terra para colidir com o planeta em 2012, astrônomos já estariam conseguindo observá-lo há pelo menos uma década e agora ele já estaria visível a olho nu - registra o site da NASA.

E você aí, tenso, de olho no céu. O que acha destes "rumores"? Deixe o seu comentário.







Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin